x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 14.892

Contabilização Extrato Bancario Itau

Deise Aparecida Nascimento

Deise Aparecida Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 12:42

Prezados preciso de uma ajuda,

Estou fazendo a conciliação de um Extrato do Banco Itau e estou tendo tremendas dificuldades.

No Extrato possui o saldo bancário e o saldo da conta de aplicação automática, noto que todas as entradas de pagamentos de faturas e saídas são movimentos feitos do saldo da conta de "aplicação automática" que sempre aparece como "saldo final disponivel", minha duvida é como contabilizar? todos os recebíveis e todos os pagamentos deverei lançar debito e credito dessa conta de aplicação e não considerar o saldo bancário? no final do mês no extrato aparece o saldo bancário mas não consigo chegar no valor do mesmo, poderiam me auxiliar?

Danilo de Souza Silva

Danilo de Souza Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 13:46

Deise, Boa Tarde

Como é uma aplicação consolidada/vinculada com a conta corrente, é melhor não separar c/c da aplicação automática. Portanto vc não fará lançamentos contra essa aplicação automática, o que fará com que o seu saldo final bata. TOMAR CUIDADO, pois podem existir aplicações em poupanças/CDB, (vc notará pelos históricos do extrato de C/C) onde sim, deverá ser contabilizado em contas individuais, no grupo de aplicações.(batendo com os extratos, informes de rendimentos respectivos)

Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 18 agosto 2017 | 14:13

Olá Deise como vai ?
O extrato do Itaú é chato sim pra conciliar, eu já sofri muito e sofro ainda hoje com esses problemas.

Para saber o saldo da conta corrente eu faço da seguinte maneira: Necessário ter o extrato da conta de aplicações - APLIC AUT MAIS - EXTRATO CONSOLIDADO DE MOVIMENTAÇÃO

Pega o saldo da conta de aplicações e faz a seguinte conta:
Extrato conta corrente
+ 31/07 SDO CTA/APL AUTOMATICAS R$ 829.281,09 ( A )
- 31/07 EXTRATO CONSOLIDADO DE MOVIMENTAÇÃO R$ 581.178,86 ( B )
= SALDO DA CONTA CORRENTE R$ 248.072,23 ( saldo = A - B )

Nas minha conciliações eu considera dessa forma e normalmente funciona. Mas sempre dá bastante trabalho conciliar o Itáu, pois os extratos são um porre.

Espero ter ajudado.

Abraço

0Oculto
Zap

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.