x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 21.995

Débito e Crédito - Antecipação de Cartão

JESSICA SANTANA CARVALHO

Jessica Santana Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 13:42

Boa tarde a todos!

Estou com um cliente onde o mesmo faz antecipação de cartão pelo Bradesco. Porém no mesmo que tem-se o crédito pela antecipação, também ocorre um débito onde o histórico é antecipação de cartão... Alguém sabe me dizer o porque disso? Haver tanto o débito quanto o crédito? E como se faz a contabilização? Pensei que o débito bancário fossem as taxas, mas há valores altos!

Obrigada!

Lucas Cafaro

Lucas Cafaro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 15:30

Jessica Santana Carvalho, boa tarde !
Verifique se esses valores não são os valores descontados pelo banco referente a antecipação, é normal dependendo do prazo de antecipação que sejam valores realmente assustadores, já que a taxa de juros cobrada nesse tipo de operação supera e muito as taxas normais de empréstimos bancários.
O correto nesses casos de antecipação é que seja feita o lançamento contábil com a entrada do dinheiro na conta Banco com um débito em sua contabilidade, o reconhecimento da despesa financeiro ou bancária com o valor que o banco está cobrando em cima daquela fatura, com um débito na sua contabilidade, e um crédito na conta Cliente para acertar o seu balancete de controle de clientes.
Espero ter ajudado.

Fábio Xavier

Fábio Xavier

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 10:02

Olá, Jessica Santana Carvalho!

Me deparei com a mesma dúvida que você. Pesquisei em várias fontes, mas não encontrei uma resposta. Você conseguiu sanar sua dúvida?


Obrigado!

MATHEUS ALVES

Matheus Alves

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 17:58

Jessica Santana Carvalho,

se esses valores estão em algum extrato do banco e você não esta identificando eles, a única forma de resolver isso seria entrando em contato com o banco ou operadora do cartão (CIELO/REDE, etc), quanto aos lançamentos, seria:

Venda Cartão de Crédito
D- Cartões a Receber (AC)
C- Receita de Vendas (R)

Tarifa s/ Cartão
D- Comissões de Cartões (R)
C- Cartões a Receber (AC)

Partindo de que essa venda seria para 30 dias e foi antecipada;
D- Bancos (AC)
D- Comissões de Cartões (R) - tarifa complementar da antecipação
C- Cartões a Receber (AC)

Espero ter ajudado.
Att

ERLON CAVALCANTE

Erlon Cavalcante

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 10:38

Jessica,

estou lidando com a mesma situação com um cliente. O que ocorre é que o Bradesco primeiramente antecipa o valor líquido(deduzido da taxa de antecipação) e mais a frente (com o mesmo histórico de antecipação) desconta os valores antecipados(por isso valores tão altos).

Matheus,

quanto ao lançamento de reconhecimento da despesa,
"Tarifa s/ Cartão
D- Comissões de Cartões (R)
C- Cartões a Receber (AC)"

lanço na data da venda ou na data do repasse?

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.