x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 603

Transferência de Imoveis para constituição de outra PJ

THAIS PRADO

Thais Prado

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 14:31

Estou com uma duvida em relação a transferência de ativo imobilizado para constituição de outra PJ.

A empresa (A) lucro presumido é a sócia majoritária da empresa (B) lucro real. Ao longo de um determinado período a empresa (A) investiu em reformas do prédio e aquisições de equipamentos (ativo imobilizado), que serão utilizados na empresa (B) constituída recentemente.

Minha duvida é como fazer a transferência desses valores (obra e equipamentos ativo imobilizado) da empresa A para a empresa B sendo que, no contrato social da empresa B não foi mencionado integralização de parte do capital em bens???


Alguém que já tenha feito esse tipo de operação para me auxiliar???

Grata

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 14:52

Ola Thais

A empresa B terá que alterar o contrato social com a clausula dizendo q o imóvel é para integralização de capital.

Mesmo sendo outra PJ com o mesmo sócio PF entendo que essa tranferencia deverá ser classificada como doação na empresa A.

Agora caso queira poderá também o sócio fazer retirada como Distribuição de Lucros e transferir para empresa B ( oneroso).

Mais de qualquer forma deverá quer ser recolhido o ITBI.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.