x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 623

Certificado Digital - Quem pode assinar para enviar Conectiv

ANTONIO CARLOS SILVA DOS SANTOS

Antonio Carlos Silva dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 09:40

Bom dia,

Estou abrindo escritório de contabilidade e me deparei com a seguinte dúvida :

Tenho e-cpf e sou contador sempre enviei arquivos das empresas que trabalhei através do meu e-cpf e algumas obrigações através do E-cnpj ou e-cpf do administradores dessas empresas. (ou seja tudo referente a receita federal nunca tive problemas)

Agora como não tenho tanta profundidade nos documentos pertinentes a folha fique na dúvida sobre quem pode assinar para envio através da conectividade social (gfip etc ?..)

Posso usar meu e-cpf para enviar esses documentos dos meus futuros clientes ? Ou obrigariamente tenho que ter e-cnpj da minha empresa para enviar tais obrigações ?

Alguém teria passo a passo não posso assumir empresas novas sem saber se meus certificados podem transmitir tudo.


Alguém consegue me ajudar. ?

Resumo:

Para enviar as informações para conectividade social posso enviar pelo meu e-cpf ? ou preciso enviar pelo e-cnpj do meu escritorio de contabilidade ?


Grato e no aguardo



Grato pela ajuda,

Atc,

Antonio Carlos

MATHEUS ALVES

Matheus Alves

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 11:32

Ola Antonio Carlos Silva dos Santos,

creio que mesmo pelo Conectividade Social ICP (site) você teria de acessar ao menos UMA vez com o e-CNPJ da empresa para emitir uma Procuração Eletrônica para o seu e-CPF. Não tenho certeza se com o e-CPF do Responsável da Empresa você consegue acessar e gerar, mas de qualquer forma há também o programa do conectividade social, mas nesse você precisa gerar a Chave/Certificado ".pri", que é feito pelo programa "Cliente de Certificação Multiempresa", além de gerar a chave o empresário deverá comparecer na CEF para validar (há vários tópicos aqui no fórum discutindo o assunto).

PS: No entanto, o melhor mesmo seria a empresa obter um e-CNPJ, não apenas será necessário para a conectividade mas para outras obrigações também.

Atenciosamente,
Matheus Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.