x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.215

Compra de ativo imobilizado adquirido pelo sócio

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 09:38

Prezados, preciso de uma ajuda.

O sócio de uma empresa comprou um notebook para uso no trabalho. Porém o mesmo será da empresa, então iremos compra-lo do mesmo.
Sei que precisamos emitir uma nota fiscal de entrada sobre este aitvo com os dados do sócio. A minha dúvida é que ele precisa emitir uma Declaração de venda deste ativo correto? Alguém teria um modelo para me auxiliar de como deve ser emitido esta declaração.

Obrigada.

Antonio Vereza

Antonio Vereza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 25 setembro 2018 | 18:13

Ana Paula,

Na operação de compra de bens realizada por pessoa física ou pessoa jurídica não contribuinte do ICMS, caberá ao adquirente destinatário a emissão de documento fiscal no momento em que entrar no estabelecimento, real ou simbolicamente, mercadoria ou bem, nos termos do artigo 136 do RICMS/SP.

O documento não deve conter o destaque do ICMS uma vez que o evento não é considerado como fato gerador do imposto. Em conseqüência não há direito ao crédito do ICMS.

É importante que a PF tenha a nota fiscal da compra original em seu nome, para que seja reconhecida a procedência do produto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.