x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 651

Capital Social

Leandro Ribeiro de Luna

Leandro Ribeiro de Luna

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 22:57

Pessoal uma empresa eireli foi aberta em 08/2017, no contrato social foi informado que o capital social foi totalmente integralizado em moeda corrente. Minha pergunta é se posso integralizar o capital social em bens, pois apos a abertura foi adquirido maquinas e equipamentos para atividade da empresa no valor de R$ 21000,00 e será adquirido outros bens posteriormente.
Outra pergunta, caso o capital social tenha que ser em moeda corrente conforme contrato, se pode ser transferido de outra conta bancaria que não é do dono da empresa.
Deste já agradeço

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 08:25

Bom dia Leandro Ribeiro de Luna !

Se o capital foi totalmente integralizado, o valor deve entrar no caixa ou conta banco da empresa, podendo ser utilizado para o pagamento dos equipamentos adquiridos.

A contabilização deve ser conforme a constituição da empresa, se em dinheiro ou em bens.

A origem do numerário para o capital deve ser dos sócios ou do empresário individual devidamente comprovada.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Terça-Feira | 10 outubro 2017 | 13:17

Boa tarde Gilberto e Leandro!

Apenas comentando, já presenciei muitas empresas em que no contrato Social diz que o Capital Social está TOTALMENTE integralizado em moeda corrente, mas infelizmente não tinha nenhum dinheiro nem no caixa nem em banco.

Hoje como trabalho em uma industria não sei se ainda acontece isso.

No seu caso Leandro, siga a orientação aliás muito bem fuindamenteda pelo colega Gilberto.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 11 outubro 2017 | 17:12

Boa tarde Eduardo Molinari !

Ocorre é que ao fazer a abertura da empresa, o Contador precisa orientar o empresário com respeito ao Capital Social.
Inicialmente como deve ser feito? Elaborar um levantamento do numerário que o empresário irá utilizar na abertura da empresa quanto à aquisição de imobilizado, mercadorias e previsão de gastos com despesas iniciais e até uma previsão de despesas fixas mensais.
Com isso pode-se chegar à um valor de investimento inicial, e também levantar a origem deste numerário através de levantamento de disponibilidade na pessoa física dos sócios.
Enfim, um planejamento, com isso o Contador terá como contabilizar os fatos corretamente.


A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 12:46

Ola Gilberto!

Sim, isso é nosso dever... postei mais para "aguçar a curiosidade" dos colegas do Fórum.




Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.