Lilian Sacon
Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade Boa tarde,
Prezados,
Estou com um cliente novo do ramo hoteleiro que possui um restaurante terceirizado em seu ambiente. Porém estou me deparando com a seguinte situação:
_ Restaurante (terceirizado) fecha o consumo para o hotel e emite documento fiscal em seu nome (gerando uma receita);
_ Hotel realiza o check-out e o fechamento da conta e em seu demonstrativo consta os lançamentos do restaurante terceirizado, assim também gerando uma receita para o hotel.
_ No fim do mês as receitas referentes ao consumo do restaurante terceirizado que constam no movimento do hotel são transferidas para a conta do restaurante que é tratada financeiramente através do repasse.
Então, o restaurante gera um documento do consumo do hóspede e transfere a receita para o hotel. O hotel gera uma receita, porém no fechamento não emite documento fiscal do consumo do restaurante pois já foi emitido o documento no restaurante e recebe o valor correspondente a este consumo, o que no fim do mês é transferido para o restaurante.
Estou em dúvida quanto a esta operação, vejo que não está correta. Uma vez que o hotel esta registrando uma receita ele deveria emitir documento fiscal, porém a receita "real" seria do restaurante. Como eles deveriam tratar esta operação para ficar de acordo com a legislação? Existe alguma legislação para este tipo de operação com terceirizados?