x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.443

duvida na Distribuição de Lucros

Richard Coelho

Richard Coelho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2017 | 11:50

Bom dia amigos,

Estou na seguinte situação. Distribuição de Lucros devo ter feito uma só quando estagiário, mas não lembro.
Estou seguindo o passo a passo do sistema : Como realizar a configuração de contas e os lançamentos de Distribuição de Lucro no módulo Contabilidade? do Sistema Dominio

Mas minha duvida se fiz certo é:
ao implantar os saldos aqui ja veio do ano passado um valorem Adiantamento de Distribuição de Lucros no PC.
Quero dar baixa nele ja que tem o dobro em Lucro do Exercicio que veio de 2016 tbm
Balanço:
AC - Adiantamento de Distrib. de Lucros - 78.000,00
PL- Lucro do Exercicio - 165.000,00

e depois segui o passo a passo do sistema:
D- Lucro do Exercicio - 165.000
C- Lucros Acumulados - 165.000

depois
D- Lucros Acumulados
C- (-) Distribuição de Lucros

e aí zerei o AC, ja que foi pago :
D- Adiant. de Dist. de Lucros
C- Dividendos a Pagar
certo aqui?


valeu

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2017 | 07:30

Ola Richard

Geralmente o lançamento para distribuição de lucro efetuo os lançamentos a seguir.

D - Reserva de Lucros ou Lucros Acumulados (PL)
C - Dividendos a Pagar

D - Dividendos a Pagar
C - Adto de Distribuição de Lucros.

Desso modo no final a cona de Adto ficara zerada
D - Adto de Lucros
C - Banco

*Lembrando que pela nos regras contabeis a conta de Lucros Acumulados não pode estar carregando saldos, é preciso transferir os valores para Reserva de Lucros e direciona-los para os fins previstos pela Adm ( aumento de capital, absorção de prejuizo, pagamento de dividendos....).

Espero ter ajudado

Daniel Alves
Contabilista
Richard Coelho

Richard Coelho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2017 | 14:25

Obrigado pela colaboração Daniel

é que aqui o D - Adto de Lucros ; C - Banco vem acontecendo o ano inteiro sabe. Um dos sócios, que não tem pró-labore, vai retirando um valor todo mês, aí quando assumi aqui vi estes valores que não foram baixados etc
tentando deixar tudo limpo pra virada do exercicio sabe.

só pra você ter ideia, veio um valor enorme em INSS a Compensar (AC)
fui procurar a origem dele, em 2014, e adivinha o Crédito dele?! Receitas...
isso mesmo
D- INSS a compensar
C- Receitas

neste caso do INSS, como eu poderia corrigir este lançamento? contra Ajustes de Exercícios Anteriores? e posteriormente ajuste da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores" para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.