x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 656

INSS como contabilizar

GEOVANNI BENATTI DE ASSIS

Geovanni Benatti de Assis

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 08:54

Bom dia!!!

Poderiam me ajudar, pois faço uma empresa que ela não tem funcionários, só Pro-Labore e nessa guia já vem o INSS no valor de R$ 570,88, só que ele também paga uma guia de INSS separada no valor de R$ 1608,84 como posso efetuar os lançamentos contábeis desses valor. Eles realmente entram no INSS a Recolher no Passivo?

E eu também tenho que lançar a provisão manualmente, pois o sistema não esta integrando, como posso fazer as provisões desses valores corretamente.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Fatima Belotti

Fatima Belotti

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 4 janeiro 2018 | 10:25

Geovanni Benatti, bom dia!

Sim! O Pro-labore entra no passivo.

Vamos considerar como exemplo sócios de uma empresa que recebem cada um uma remuneração de R$ 5.000,00. Os lançamentos contábeis são desta forma:

D – Pro labore (Conta de resultado – Custo ou despesa) R$ 5.000,00
C – INSS a recolher (Passivo circulante – Encargos a recolher) R$ 550,00
C – IRRF a recolher (Passivo circulante – Encargos a recolher) R$ 433,17
C – Pro labore a pagar (Passivo circulante) R$ 4.016,83

Normalmente integra, desde que for alimentado no sistema e fazer os parâmetros para a integração, mas se acaso não tiver o correto é fazer a provisão dos mesmos.

Bom! Você identificou que ele 570,88 de INSS Individual sobre pro-labore, agora precisa saber a origem do outro INSS que é pago no valor 1.608,84.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.