x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.059

Lançamentos para prestadora de serviços?

Alison Renan Barp

Alison Renan Barp

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 09:43

Bom dia pessoal! Pesquisei sobre isso e não consegui achar a solução, portanto desde já agradeço a disposição de vocês.

Se eu tenho uma empresa prestadora de serviços e uma outra empresa me contrata pra prestar serviço por um ano, com os pagamentos feitos mensalmente, o lançamento na hora da assinatura do contrato eu já reconheço a receita dos 12 meses? Por exemplo, se for 1000 R$ por mês durante um ano, o lançamento na assinatura do contrato eu lanço 12.000 em Clientes certo? E qual seria a contrapartida disso? E na medida que eu for prestando o serviço e recebendo a mensalidade, eu credito clientes e vou debitando o caixa?
Obrigado!

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 10:34

Teria que ver se a sua empresa trabalha como regime de caixa ou competencia:

Competencia:

Serviços prestados (R) R$12.000,00
Clientes (A) R$ 12.000,00

Faria uma nota apenas no ato da contratação do serviço, com vencimento em 12 vezes.


Caixa:

O lançamento seria idêntico, porém teria que emitir todo mês uma NF-s no valor do recebimento do mês, pagamento à vista.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 10:34

Prezado Alison,

O reconhecimento da Receita deverá ser pela emissão da nota. Porém você pode controlar os valores do contrato mediante conta redutora no Ativo. Ficaria assim:

Pelo lançamento mediante contrato:
D - Clientes (AC)
C - (-) Valores em Contrato a Receber (AC)

Na venda pela emissão da nota
D - Clientes
C - Serviços Prestados

No Recebimento pelo Banco
D - Banco
C - Clientes

Pela baixa do valor provisionado do contrato (estorno)
D - (-) Valores em Contrato a Receber (AC)
C - Clientes (AC)


Outra possibilidade seria fazer esse controle de contrato através de Contas de Compensação.

Se algum colega tiver outra opinião sobre o assunto, espero que complemente aqui na sala para nos ajudar também.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.