x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 11.644

Contabilizacao 13º primeira parcela

MARIA GOMES DOS SANTOS

Maria Gomes dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Account Manager
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 07:02

Bom dia,

Estive lendo os textos sobre a contabilizacao da primeira parcela do 13º, porém não consegui sanar toda minha duvida.
Trabalho com o sistema Alterdata e nao estou conseguindo zerar a conta do decimo terceiro, acredito eu que seja devido a alguma contabilizacao incorreta e gostaria da ajuda dos colegas.

Faço provisão mensal das parcelas da seguinte forma:

D-Despesas c/ 13º salario (CR)
C-Provisão 13º salario (PC)

No momento da geração da folha do decimo (primeira parcela), verifiquei que nao existe a contabilização pois a maioria dos tópicos os colegas tratam, como determina a lei, como adiantamento. Só que fazem um lançamento direto, sendo;

D- Adiantamento 13º (AC)
C- Caixa e banco (AC)

Minha maior duvida é: Se houve um movimento a debito na conta de adiantamento, em qual momento ocorrerá o lançamento a crédito para que ela fique zerada?

Ficarei imensamente feliz, na ocasiao da resposta.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 07:15

Ola Maria

Os lançamentos referente as parcelas do 13º, tanto a 1ª e 2º são as seguintes.

No pagamento da 1ª parc
D - Adiantamento 13º
C - Caixa/ Bco

Na baixa da 1ª
D - 13ª Salarios a Pagar ou Prov 13º Salarios a Pagar
C -Adiantamento 13º 1ª parc

Eu lanço da seguinte forma
D - Prov 13º Salarios a Pagar
C - 13º Salarios a Pagar

D - 13º Salarios a Pagar
C -Adto 13º Salarios 1ª parc

Pagamento da 2ª Parc
D - 13ª Salario a pagar
C - Banco
Os dois estão corretos, no segundo apenas deixo mais claro a obrigação a ser quitada

Daniel Alves
Contabilista
MARIA GOMES DOS SANTOS

Maria Gomes dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Account Manager
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 11:36

Ola, Pessoal.

Obrigada pela resposta.

Acredito que meu problema esteja na parametrização do meu sistema no momento de geração da folha.
A provisão mensal eu fiz a alteração para o passivo diretamente. Só que na hora de gerar a folha, tem que indicar uma conta para lançamento automatico e nao acho que deveria ser logo a de quitação (caixa ou banco).
Vou lê o artigo indicado pelo colega.

Grata pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.