x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 4.777

Responsabilidade do Contador na Empresa

GIBA

Giba

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Domingo | 20 setembro 2009 | 14:33

Sou contador de uma empresa que presta serviço para uma outra, as duas empresas são do mesmo grupo mas elas são totalmente distintas, tanto no CNPJ como no quadro societário, eu posso responder por essa outra empresa que não tem nenhum vínculo com a empresa que presto serviço?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 06:50

Gilberto Matias de Oliveira

Se voce não faz a contabilidade da outra empresa, não vejo como voce poderá ser co-responsavel pela mesma. O que não pode é voce aceitar e contabilizar, na empresa que voce presta serviço, um documento inidôneo da outra.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
GIBA

Giba

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 08:46

Bom, com relação a documentação tudo bem, o que eu não entendi é que eu sou funcionário CLT em uma empresa e presto serviço para outra, as duas são totalmente distintas, posso ser o contador responsável dela, que não tenho nenhum vículo empregatício?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 08:54

Gilberto Matias de Oliveira

Agora acho que entendi.

Voce é funcionário, contador, de uma empresa e estão obrigando voce fazer contabilidade de outra entidade.

Seus patrões estão correndo um risco muito grande, porque voce poderá, judicialmente, reevindicar o recebimento de honorários pelos serviços prestados na outra empresa.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 14 anos Terça-Feira | 22 setembro 2009 | 10:54

Giba,

Aliás em acordo com nosso amigo M Messias Santos, acho que você deve cobrar de seu empregador um contrato de prestação de serviços na outra empresa ou mesmo seu registro em CLT.

Você não pode é ficar trabalhando em dois lugares, recebendo apenas por um.

Sds,

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
Agnei José Figueiredo

Agnei José Figueiredo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 25 setembro 2009 | 14:51

Boa tarde!
Colegas

Sou Contador de duas empresas A e B, porém trabalho no prédio da B e sou registrado por ela;
mais a escrita da A também é feita no mesmo local;
como deve proeceder para regularizar esta situação?
fazer um contrato de prestação de serviços da empresa A?
o valor pago como honorário deve ser lançado na gefip?
qual retenções sofro sobre os valores pagos a titulo de honorários?

Graciela Aparecida Bueno de Oliveira

Graciela Aparecida Bueno de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 24 junho 2011 | 10:06

Bom dia,
Tenho um amigo que é contador, ele trabalha interno em uma empresa em São Paulo registrado pela CLT, ele começou lá em jan/2011 e esta querendo sair de lá - pedir demissão - (por motivos particulares e voltar para o interior), está pretendendo pedir demissão no mês de Julho e cumprir aviso pra sair em agosto. Ele está em duvida se pode pedir essa demissão, se vai ficar alguma obrigação fiscal pra ele fazer? Se é só se desligar como um funcionário da CLT normal?

Obrigada

NOTA DA MODERAÇÃO:
Graciela, favor postar sua pergunta na sala de Legislação trabalhista.

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 13 anos Sexta-Feira | 24 junho 2011 | 10:13

Graciela Aparecida Bueno De Oliveira

Bom dia,

A obrigação como contador, pelo que entendo vai até o momento em que o mesmo é funcionário da empresa.
Quando um novo contador for contratado, que deve acontecer no período do aviso do seu amigo, este deverá se interar de todos os assuntos anteriores, para que assumindo a contabilidade, assuma também a responsabilidade por ela.
Fica bem claro no meu entendimento que se um contador aceita trabalhar numa empresa substituíndo a outro, este trás para si também as responsabilidades sobre informações anteriores.
Deixo claro que essa é minha opinião, pelo que conheço do assunto, mas nossos amigos do fórum podem nos ajudar expondo também seus pontos de vista.

Abraços.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.