Bom dia Selma.
A primeira questão é ver o teor do contrato de compra.
Ver o que vai ser vendido e transferido para a nova empresa.
Antes de criar a nova empresa sugiro que seja feito o encerramento da empresa que vendeu.
Pode-se antes do fechamento efetuar a venda dos bens. A apuração dos tributos (caso haja o gcap) é de responsabilidade da empresa que está sendo encerrada.
A contabilização dos bens, fica pela decisão da empresa que será aberta, se será a composição do CS da empresa, se será fornecedor, isso você precisa ver com seu cliente. No meu entender a empresa que vai fechar venderá seus bens ao sócio que esta adquirindo os bens. Este integraliza na nova empresa.
Muito cuidado com estas operações. Tem empresas que vendem seu patrimônio para outra e as mesmas possuem empregados no local, e acabam por não acertar com eles. Corre-se o risco de assumir um passivo trabalhista entrando com a empresa a funcionar, com a outra ainda em funcionamento.
Por isso repito: so registre a empresa de seu cliente no local, depois de encerrada a empresa atual.
att
Atenciosamente.
Paulo Henrique de C. FerreiraContador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.brAtenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)