Thiago Rodrigues de Araujo
Prata DIVISÃO 4, Contador(a) Colegas,
Boa tarde.
Dúvida:
Uma empresa foi aberta em 03/2017 e no decorrer do ano não obteve receita alguma, porém ocorreu diversas despesas administrativas (táxi, cartório, viagens, hospedagens, refeições, etc.) realizadas pelos sócios. Essas despesas foram desembolsadas pelos próprios sócios e agora preciso encerrar o balanço.
Cada sócio integralizou R$ 1.000,00 de capital na abertura dessa empresa e contabilizei criando uma conta caixa em nome de cada sócio para facilitar no controle mensal e assim quando essa empresa começasse a receber seu faturamento vamos ajustando contabilmente.
Ficando da seguinte maneira:
Na integralização
D - Caixa sócio 1
C - Capital Social a integralizar
R$ 1.000,00
Total de Despesas incorridas no ano
D - Despesas
C - Caixa sócio 1
R$ 1.500,00
Vejam que a despesa foi maior do que o valor integralizado pelo sócio, com isso, minha alternativa foi contabilizar dessa forma:
D - Caixa Sócio 1
C - Empréstimo realizado pelo sócio 1
R$ 500,00
E quando ocorrer o recebimento das receitas (já no ano seguinte):
D - Empréstimo realizado sócio 1
C - Receitas
R$ 500,00
Alguém poderia comentar sobre meu entendimento?
Desde já agradeço,
Abraços
Thiago