Paulo Henrique de Castro Ferreira, Bom dia!
Trata-se de uma empresa provedora de Internet, desta forma, além de despesas comercias, administrativas, financeiras e tributárias, Têm as despesas com suporte a clientes e com a criação e manutenção de redes de fibra ótica.
Acontece que a estrutura mais comum da DRE se configura aproximadamente da forma abaixo:
RECEITA OPERACIONAL BRUTA
(-)DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA
(-) CUSTOS DAS VENDAS
=RESULTADO OPERACIONAL BRUTO
(-) DESPESAS OPERACIONAIS
Despesas com vendas
Despesas Administrativas
Resultado financeiro líquido
Despesas com tributos
OUTRAS RECEITAS E DESPESAS
= RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IR E CSLL
Com isso, a dúvida está em verificar se é possível simplesmente criar uma nova conta chamada "despesas Suporte" sendo essa conta filha de "DESPESAS OPERACIONAIS" ou se terei que apropriar esses valores nas contas existentes?
O custos diretos com materiais, pessoal, veículos (para instalação de ativação de acesso a internet) e aquisição de link já são apropriados na conta "CUSTO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO". Ao meu entendimento o suporte posterior não caberia aqui, bem como as despesas de lançamento de novas redes e manutenção geral das redes de fibra implantadas não seriam nem de vedas, nem administrativas. Surge para mim a necessidade de criar essa nova categoria.
Desde já, muito grato pela atenção.