x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 535

Declarando Dependente

Miguel Mann Bernardo

Miguel Mann Bernardo

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 8 março 2018 | 21:59

Prezados boa noite

Tenho uma dúvida com relação a declaração de dependente no ir.

Na minha folha de pagamento já tenho o valor do imposto retido na fonte, e no mês de Maio de 2017 inclui na minha folha de pagamento a minha esposa como dependente, porém ao preencher e enviar a declaração do ir 2018incluindo minha esposa como dependente e incluindo seus rendimentos o desconto do ir sobe significativamente, tanto eu como ela já temos o ir retido na fonte, porém incluindo minha esposa como dependente ainda teria de pagar mais um valor adicional.

A minha dúvida é se por ela estar cadastrada como minha dependente em minha folha de pagamento sou obrigado a enviar a minha declaração informando ela como depende, ou posso não incluir ela na minha declaração, Visto que minha esposa também já declara IR separadamente e já tem imposto retido na fonte de seus rendimentos, quando declaro os rendimentos dela em minha folha acabamos pagando mais imposto.

Obs: No meu contracheque tenho minha esposa como dependente, e no contracheque da minha esposa estou como dependente dele, isso gera algum problema?

Desde já agradeço

Diego Dahil

Diego Dahil

Bronze DIVISÃO 4
há 6 anos Sexta-Feira | 9 março 2018 | 08:33

O fato de na folha de pagamento constar como dependente não impede que ambos façam declarações em separado, já que auferem rendimentos separadamente. Apenas os filhos, se houver , deverá constar apenas em uma das declarações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.