x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 338

Empresa do Lucro Presumido sem contador há 2 anos, como proceder?

Rodrigo Carvalho

Rodrigo Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 09:38

Bom dia pessoal,

Uma amiga veio me procurar e pedir para fazer a contabilidade da empresa dela, trata-se de uma empresa do Lucro Presumido, sem funcionários registrados (apesar de existirem 2), toda movimentação da empresa é feita pela conta particular (pessoa física), existe uma conta da empresa que ela apenas paga um empréstimo que fez e não emitiu nota fiscal durante esses dois anos.

Como devo proceder? sou contador porém a minha área é a gerencial e estou querendo praticar um pouco nessa área.

Obrigado

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 10:02

Rodrigo Carvalho,

Cara, não é muito diferente da gerencial não, porém antes de iniciar aconselho a fazer uma pesquisa na RFB, na estadual e até mesmo municipal quanto as obrigações que estão em aberto, pois mesmo que não "houvesse" movimento, tinha obrigações a serem cumpridas, como envio de declarações mensais zeradas, anuais, tanto na parte fiscal, quanto contábil e DP.

Após isso você pode parametrizar as futuras movimentações, ou seja, instruir que a empresa tenha certificado, um sistema, mantenha as operações em conta bancária da empresa e não PF e assim por diante..

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.