x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 517

duvida sobre aceitação de cartão de credito para pessoa fisica e juridica

rodrigo adriao

Rodrigo Adriao

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 março 2018 | 18:15

Boa noite,

me chamo Rodrigo Adrião, sou MEI e possuo uma agência virtual de ecoturismo.

Desejo começar a aceitar cartão de crédito, na loja virtual, para aumentar minhas vendas. No entanto não sei se faço o cadastro, com a operadora do cartão de crédito, como pessoa física ou juridica.
Vocês saberiam me dizer a diferença?
Minha dúvida se dá em especial a declaração com a receita federal. Se há alguma diferença entre pessoa fisica e juridica na hora de declarar meus faturamentos sobre as vendas de cartão de crédito. Uma vez que estaria vendendo pela agência e recebendo o valor das compras pela pessoa fisica, caso eu optasse pelo cadastro de pessoa fisica.

Acontecesse que o atendente de uma operadora de cartões me disse que se eu fizesse o cadastro como pessoa fisica eu só poderia faturar até 5.000 reais. E se fizesse o cadastro como pessoa jurica não teria limites de faturamento. No caso, para declarar na receita federal. Isso condiz?

Obrigado pela atenção.

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 17 março 2018 | 10:05

Boa tarde Caro Rodrigo,

primeiramente que se o recebimento é referente ao faturamento da sua empresa, não tem porque você receber pelo cartão de crédito como pessoa física, são personalidades distintas e não devem ter suas contas e patrimônios misturados, por mais que seja individual e você responda pela mesma.

Segundo que a tributação de imposto de renda para pessoa física é muito maior, podendo chegar a próximo de 27,5% e se o faturamento for pela MEI esse percentual cairá bastante por conta da possibilidade de abatimento das despesas dedutíveis.

Terceiro, sobre esse faturamento de 5 K como pessoa física, acredito que isso deva ser norma da operadora, pois não existe norma legal para isso. 5k era o limite de faturamento mensal para um MEI, sendo que agora está em 6.750,00, acredito que ele tenha trocado as informações.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.