x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.798

emprestimo pessoa fisica para pessoa juridica

sulamita vasconcelos

Sulamita Vasconcelos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 16:26

Ola boa tarde


Tenho uma empresa que for falta de dinheiro, tive que fazer um emprestimo do socio (PESSOA FISICA) para a JURÍDICA. Gostaria de saber se tem algum prazo para a empresa devolver esse valor, quais são os riscos que a empresa corre, e quando é obrigado a tributar essas transferências ?

Thiago Alves de Araujo

Thiago Alves de Araujo

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 21 março 2018 | 17:29

Tenho uma empresa que for falta de dinheiro, tive que fazer um emprestimo do socio (PESSOA FISICA) para a JURÍDICA. Gostaria de saber se tem algum prazo para a empresa devolver esse valor, quais são os riscos que a empresa corre, e quando é obrigado a tributar essas transferências ?


boa tarde, sulamita
pelo que deu a entender, houve sonegação , pois não há como uma empresa pagar suas dividas sem dinheiro. mas se realmente houve o emprestimo do socio, devidamente escriturado no balanço e no IRPF do socio, que eu saiba não há prazo para devolução do dinheiro, pois geralmente quando a empresa possui o dinheiro ja o paga o emprestimo. não se tributa emprestimo do socio para a empresa.
foi o que entendi da sua pergunta, mas se tiver algum colega com outro pensamento, por favor ...

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 13:57

Sulamita,

Apenas complementando a resposta...deve de confeccionar um contrato de mutuo entre as partes onde há incidência de IR e IOF.


Daniel Alves
Contabilista
sulamita vasconcelos

Sulamita Vasconcelos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 22 março 2018 | 14:30

Obrigada Daniel , mas nessas empresas que faço esse empréstimo para cobrir o caixa, visto que é apenas um valor que empresto uma vez no ano(ou seja não é frequente... acontece só no fechamento do balanço) não fazemos esse contrato de mutuo. Não sei se estamos fazendo errado, mas tenho uma empresa de FACTORING, onde tenho esse contrato de mutuo, pois são valores emprestados mensalmente, dai é gerado IR..IOF... E tem os juros que a empresa paga mensalmente sobre essa operação...
Agora me tire uma duvida? pode acarretar algum problema futuro essa maneira que faço?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.