x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 825

Falta de documentação

Juliane

Juliane

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Domingo | 25 março 2018 | 21:57

Boa Noite Caro colegas de Trabalho,

Eu vi que esse tema já foi discutido, mas preciso da opinião de vocês,
Tenho um cliente, que é um pouco relaxado com documentação, ele só faz pagamento através de cheque, mas não pega nota de muitas coisas, esse cliente só trabalha com a conta banco, não trabalha com caixa, tenho a seguinte duvida, como devo proceder na escrituração, devo lançar essas despesas que constam no extrato bancário, mas não tem notas, ou devo ignora? Como emitir balancetes caso não lance essas despesas, pois os mesmos ficarão irregulares, posso fazer o lançamento e colocar uma ressalva embaixo sobre a não entrega da documentação para tal despesa? Como proceder? Como me eximir da responsabilidade sobre esses documentos não entregues? Já alertei ao cliente sobre os riscos de fazer esse tipo de coisa, mas não tem jeito.

Me ajudem por favor.
Muito obrigada, uma excelente noite

Thiago Alves de Araujo

Thiago Alves de Araujo

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 27 março 2018 | 17:56

boa tarde, julia
despesas não justificadas, você tera que lançar como prolabore, por que houve a saida do dinheiro da empresa . notifique o cliente, por meio de e-mail, carta, etc . para que fique evidenciado que você o informou porem ele não seguiu suas orientações ...
se os colegas tiverem outra opinião ou solução, por favor ....

Marcelo Porto

Marcelo Porto

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 27 março 2018 | 18:06

Boa noite colega,

Conforme o Thiago respondeu, pode ser feito como um Adiantamento de Lucro ao sócio, já que é uma saída do disponível da empresa mas sem constatação do mesmo.

Atenciosamente,

MARCELO PORTO

Juliane

Juliane

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Quarta-Feira | 28 março 2018 | 09:14

Bom dia, Obrigada pela resposta Thiago e Marcelo, mas eu esqueci de mencionar um detalhe na pergunta, me perdoem, a empresa em questão é uma entidade sem fins lucrativos, então não posso lançar no pro labore, esses gastos são com despesas para manter a entidade , estou sem saber o que fazer a respeito, é relaxo mesmo da pessoa que esta a frente da entidade.
Mas uma vez desculpem-me e obrigado pelas respostas, se puderem me ajudar mais uma vez quanto a isso agradeço.
Ótimo dia a todos.

Thiago Alves de Araujo

Thiago Alves de Araujo

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 28 março 2018 | 09:55

bom dia, julia
então tambem tenho uma entidade sem fins lucrativos, e muitas vezes ocorre o problema de não mandarem as notas de despesas, eu comunico, a falta dos documentos e as consequencias, e que não vai ser possivel fechar o balanço da entidade. pois a mesma depende do balanço para receber as verbas do municipio, então deve ser (a entidade) mais cuidadosa com seus documentos. no meu caso eles depois de muito tempo eles mandam os documentos que estavam faltando.
espero ter dado alguma luz ....

Juliane

Juliane

Bronze DIVISÃO 5
há 6 anos Quinta-Feira | 29 março 2018 | 09:19

Então Thiago, estou sem saber o que fazer, é complicado né, e essa entidade precisava entrar na justiça,a entidade não tem dinheiro e para conseguir a justiça gratuita a entidade precisa apresentar o balanço e o advogado está me cobrando, to numa situação complicada, sinceramente duvido que eles consigam os tais documentos :(

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.