Samuel Messias dos Santos
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) A situação é a seguinte.
Tenho um escritório de contabilidade em sociedade com outra pessoa.
Sócio 1 (eu) = 50% e Sócio 2 = 50%.
Quero nomeá-lo aqui de "Escritório A".
Nesse escritório, trabalhamos com contabilidade comercial - Tudo, exceto condomínios.
Dividimos os lucros em 50%. Até aí, tudo certo.
Agora vem a questão:
Resolvemos compartilhar o nosso escritório com outra pessoa para baratear os custos.
Ai então, meu sócio (Sócio B) foi lá na rua e encontrou uma pessoa que meche só com contabilidade de condomínios.
Meu sócio (Sócio B) se associou a essa outra pessoa para fazer contabilidade de condomínios.
Então, no mesmo ambiente agora temos duas empresas.
Abaixo relaciono as despesas que são divididas em 50%:
Escritório A (Sócio 1 e Sócio 2 )paga 50% das despesas abaixo elencadas;
Escritório B (Sócio 2 e Sócio 3) paga o restante dos 50% das despesas já abaixo elencadas;
Observem que o Sócio 2 participa das duas sociedades;
Eu, sócio 1, não tenho, portanto,participação na sociedade B.
Minha participação nessa sociedade é 0%.
O meu sócio (agora sócio da pessoa dos condomínios) resolveu que ele vai trabalhar para as duas empresas ao mesmo tempo.
Ou seja, ao mesmo tempo que estiver aqui no escritório trabalhando para o escritório A (meu e dele) e também vai estar trabalhando para o escritório B (dele e da pessoa dos condomínios);
Eu estou muito incomodado com essa situação.
Na verdade, não estou aceitando isso.
Me sinto "explorado".
Tenho a sensação que não é correto;
Ao final do mês divido os lucros do Escritório A com meu sócio 2. O Lucro obtido é dividido 50% + 50%;
Ao final do mês meu sócio 2 recebe recebe também os lucros do Escritório B; O Lucro obtido é dividido 50% + 50%;
Eu me dediquei exclusivamente ao escritório A
Meu sócio se dedicou aos escritórios A e B; Aliás, ao mesmo tempo que trabalhou para o escritório A, também trabalhou para o escritório B.
É só uma interpretação errada dos fatos a partir do meu ponto de vista ou realmente está estranho?
Estou pensando que se uma pessoa está trabalhando para A, não pode ao mesmo tempo estar trabalhando para B.
Mas estou com medo de ser injusto.
Não gosto de injustiças, mas não quero ser "passado prá trás".
Gostaria de obter o maior número possível de opiniões para fundamentar minha decisão sobre como proceder nesse caso.
Detalhe: O Escritório A divide o mesmo espaço com o escritório B.
As seguintes despesas são divididas ao meio:
1. Aluguel da Sala
2. Tonner
3. Papel
4. Limpeza da Sala (Zeladora)
5. Material de Limpeza
6. Material de Escritório
7. Energia Elétrica
8. Condomínio
9. IPTU
10. Uma auxiliar de contabilidade (Atende telefones e responde aos e-mails)