x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 358

Associação/ONG sem fim lucrativo

Marianna Gomes

Marianna Gomes

Iniciante DIVISÃO 1, Pedagogo(a)
há 6 anos Terça-Feira | 17 abril 2018 | 21:10

Boa noite!
Minhas dúvidas sobre associação.
Virei recentemente presidente de uma associação /ONG sem fins lucrativos. Somos uma OSCIP. No caso das declarações de IR, as pessoas e empresas podem doar para a “minha associação” e esse valor ser abatido do imposto devido dela? Qual a porcentagem máxima? Eu preciso fazer algum tipo de cadastro antes (fora entregar o comprovante a ela da doação)? Alguém pode me auxiliar e me mandar algo publicado para que os associados comecem a fazer sem medo?


Outra dúvida.... essa associação foi fundada em 2004 sobre uma doença rara, estou ajudando outras pessoas a também fundarem uma de outra doença. Minha dúvida é: a publicação do Edital precisa acontecer? Tem que ser exclusivamente em jornal? Não sei se é a parte de contadores. Para o primeiro registro e criar o CNPJ é preciso: requerimento, ata, Estatuto Social, lista de presença é edital de convocação apenas? Obrigada a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.