x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.577

Receita Federal diz que meu dependente já entregou declaração.

WELINGTON

Welington

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 09:05

Bom dia Pessoal. Preciso da ajuda de vocês. Fui agora cedo transmitir minha declaração e apareceu a seguinte mensagem: A transmissão não foi concluida R07 - O dependente CPF xxxxx já apresentou declaração como titular para este exercício de 2018. Exclua o dependente e entregue a declaração. Se o dependente desconhece a entrega da declaração ou a fez por engano, deverá comparecer a receita federal para solicitar o cancelamento daquela entrega. Pessoal, acontece que minha mãe nunca trabalhou fora e nunca fez declaração. Sempre foi minha dependente. a Receita aqui na minha cidade so atendente com agendamento e no agendamento deixa bem claro que: so resolve assuntos relacionados ao menu. Ai surge mais um problema: no menu de agendamento da a opção de DECLARAÇÕES E DEMONSTRATIVOS, mas no submenu não fala nada de cancelamento de entrega. Apenas da opção pra quem vai entregar declaração pessoalmente. Não existe um outro tópico por exemplo para assuntos gerais.

Como você sugerem que eu resolva isso? Qual opção correta que vou usar para agendar? Se eu não conseguir resolver antes do dia 30/04 (não sei quais as datas disponíveis de atendimento vão aparecer), posso transmitir sem ela como dependente e retificar depois incluindo ela como dependente? A retificação aceita incluir dependentes?

Desculpe tantas dúvidas, mas o problema é um só. Minha não não declara, ninguém mais a usa como dependente e aparece isso dizendo que ela entregou declaração esse ano.

Obrigado à todos.

Adriano Rodrigues

Adriano Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 20 abril 2018 | 12:28

Boa tarde,
Concordo com a Renata, aconteceu um problema na Declaração de um cliente, e não havia a opção de atendimento adequada, marquei uma opção apenas para agendar o atendimento e fui atendido sem problemas.
Até mais.

WELINGTON

Welington

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Domingo | 22 abril 2018 | 17:06

Pessoal boa noite. Minha mãe foi hoje na receita. Com muito custo a mulher atendeu porque como eu tinha informado, eles não gostam de atender assunto que não é relativo a senha. O que eles esquecem é que o site não da tantas opções assim. Pois bem, vamos aos fatos:

Fato 01 - Consta realmente uma declaração entregue pelo CPF da minha mãe. Não mostraram pra ela. Na verdade fizeram foi vários questionamentos e perguntaram se ela realmente não fez, se não tentou tira visto para os EUA recente e tal. Deram pra ela um formulário (com várias páginas), com título DECLARAÇÃO DE NÃO RECONHECIMENTO DE DIRPF. Pediram pra ela preencher e voltar la com esse formulário e monte de documentos CPF, RG, Comprovante de endereço, PASSAPORTE (para provar que não tem visto), cópia das declarações de IPRF (2011/12/13/14/15/16/17), mas ela não tem cópias por nunca declarou. Nem tem renda pra isso. Aliás, nunca teve. Sempre foi dona de casa.

Fato 02 - Eu mandei cópia da minha declaração (mesmo sem transmitir) pra atendente ver que eu estava colocando o mesmo CPF e apresentava erro. Tirei até print do erro e mandei. A atendente manda recado pra mim falando que verificou no sistema e que desde 2011 eu declaro minha mãe como minha dependente e que não pode. Que era pra falar comigo pra tirar porque isso pode me dar multa. Que minha mãe só poderia ser minha dependente se eu tivesse a guarda ou tutela na justiça.

Fato 03 - A atendente disse pra minha mãe retornar com a senha de Processo, mas que nem ela sabe qual a senha é. Falou assim: fala com ele pra procurar. É uma de processo.


Vamos as minhas perguntas

01 - A atendente disse que pelo fato da minha mãe ter passaporte (detalhe que ela nunca tentou visto) pode ser que não consiga cancelar a declaração de 2018 enviada por Deus sabe quem, porque muitas pessoas tentam tirar visto e fazem declarações falsas. Gente, consta no sistema que minha mãe mora em BH (nunca moramos lá). Tudo indica que os documentos da minha mãe estão sendo usados por outra pessoa, mas outro detalhe é que mãe nunca nem perdeu os documentos. Nem conta corrente em banco tem. Nem crediário em loja. Será que corre mesmo risco de não dar baixa?

02 - Sempre declarei minha mãe como dependente. Eu sempre morei com ela e sustento a casa em tudo. Nunca fui na justiça, não tem nada oficial que ela é minha dependente. Ela não trabalha fora, não tem renda. É verdade isso que a atendente falou? Corro risco de ser multado? Minha mãe só poderia ser minha dependente se eu tivesse guarda judicial? Desculpe o quanto sou leigo, mas achei que guarda era pra incapaz, irmão, etc.

03 - Alguém pode me orientar quanto a qual senha eu coloco pra minha mãe retornar com isso? Entendo que ela vai abrir um processo interno, mas no menu processo tem N opções. Infelizmente a atendente disse: ele escolhe lá e se de sorte de cair comigo novamente (difícil em Brasil).

04 - Vocês acham que eu deveria levar minha mãe num posto de polícia para registrar um BO, porque se alguém fez uma declaração com CPF dela, pode estar usando os dados para sei lá, fazer alguma coisa.

Pessoal, mais uma vez obrigado pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.