x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.124

MEI e IRPF - sobre as despesas operacionais

Tarcisio Cavalcante

Tarcisio Cavalcante

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 6 anos Segunda-Feira | 30 abril 2018 | 12:05

Olá a todos.

Sou microempreendedor individual há quase um ano. Fá fiz a minha declaração anual do MEI, mas agora preciso fazer o meu IRPF e declarar minha receita, despesas etc.

Mas estou me batendo na parte de despesas comprovadas.

O cálculo que vejo em todos os links que pesquiso é que eu devo calcular o meu rendimento sendo o meu faturamento menos meus custos, despesas operacionais e financeiras. As despesas operacionais seriam as contas de água, luz, telefone, internet, aluguel etc.

Como MEI eu trabalho em casa em período integral, portanto eu gasto internet, aluguel, luz, água na minha atividade como MEI, mas todas essas contas estão no meu nome como pessoa física, não estão registradas no meu CNPJ. Essas despesas de água, luz, telefone, internet, aluguel entram como despesas operacionais do MEI, mesmo que não estejam ligadas ao meu CNPJ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.