x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 16.662

lançamento de estoque envolvendo perdas de mercadorias

Daniela Nabinger

Daniela Nabinger

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 11:47

Bom dia!

Tenho um cliente (supermercado), é lucro real suspensão ou redução, que tiveram perdas de mercadorias por estarem estragadas e/ou fora do prazo de validade. O cliente emitiu a nota fiscal pra ela mesma, e fiz o lançamento debitando Quebras/perdas de estoque(CMV) e creditando estoque (AC). Minha dúvida é a seguinte como devo lançar o estoque inicial e final, considero os valores já lançados ou tenho que fazer algum outro lançamento para que a minha conta no ativo circulante fique correta? Se devo fazer, como seria, lançaria na despesa ou na conta de Quebras/perdas de estoque(CMV)? Alguém poderia me ajudar?

Daniela Nabinger

" Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros."

Benjamin Franklin
Wendel Rodrigues Valadares

Wendel Rodrigues Valadares

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 maio 2018 | 08:54

Daniela, bom dia!

O meu entendimento é que, ao emitir uma nota fiscal de perda CFOP 5.927 (lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração) você já está movimentando o seu CMV. A mercadoria não existe mais e também já foi retirada do seu estoque atual. Na DRE você já reconheceu o prejuízo quando Debitou a conta Perdas.

Nesse caso, o lançamento dos estoques deve seguir o procedimento padrão. O ESTOQUE INICIAL é o mesmo estoque final do período anterior e o ESTOQUE FINAL é o apurado pela empresa nesse período. De forma prática, o estoque final é aquele que está disponível na empresa para ser comercializado.

Quanto ao estoque não vejo necessidade de nenhum outro lançamento. Mas pode ser que alguém tenha um entendimento diferente.

Vale lembrar que, como a sua empresa é Lucro Real, é necessário fazer o estorno do crédito de ICMS, uma vez que esse produto não mais será comercializado.

Um abraço.

Wendel

Daniela Nabinger

Daniela Nabinger

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 3 maio 2018 | 09:06

Bom Dia Wendel,

Eu fiz os lançamentos normais, o problema é que na conta de estoque no ativo não estava zerando ficava um valor credor, por isso resolvi pedir ajuda, pois quando for chegar em dezembro o valor do estoque final não vai ser o correto. Por isso entendo que teria que fazer um ajuste, nas pesquisas que fiz não encontrei nada muito esclarecedor.

Daniela Nabinger

" Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros."

Benjamin Franklin
Wendel Rodrigues Valadares

Wendel Rodrigues Valadares

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 3 maio 2018 | 09:46

Daniela, fui trocar uma ideia com um colega e tivemos outro entendimento.

Se você emite uma nota fiscal de perda, automaticamente você está diminuindo o seu estoque, nesse caso você não precisa fazer um lançamento creditando a conta no Ativo Circulante. Quando for apurar o estoque final nele já vai ter sido diminuído o valor referente à perda. Nesse caso a nota fiscal tem fins apenas fiscais e não contábeis, uma vez que se trata de um lançamento a título de baixa/perda.

Por exemplo, se você faz uma venda, ela automaticamente reduz o seu estoque, o seu lançamento é Receita e Caixa/Cliente, você não credita o estoque.

Se você faz uma remessa, essa operação não é lançada na DRE nem no Balanço, mas reduz o seu estoque, uma vez que o produto sai da empresa. Essa redução do estoque já acarreta na movimentação do CMV.

Se você tinha 100.000,00 em estoque e perdeu 20.000,00, seu estoque final é 80.000,00, ou seja, o prejuízo foi contabilidade indiretamente.

Mas vamos ver se mais algum colega tem outro entendimento.

Att,

Wendel

Daniela Nabinger

Daniela Nabinger

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 3 maio 2018 | 14:24

Ok.

Eu também troquei uma ideia com a minha chefe, e temos o entendimento que no nosso caso especificamente, teríamos que lançar na contabilidade mas como despesa, sem deduzir do resultado, pois ele não tem como recuperar, porque são produtos alimentícios que passaram do prazo de validade ou estragaram. Só que lançaríamos creditando uma conta no ativo de perdas de estoque, e não na conta do ativo circulante como tinha dito anteriormente. Será que estamos erradas no nosso entendimento?

Obs.: isso ocorre todos os meses.

Daniela Nabinger

" Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros."

Benjamin Franklin

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.