x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.103

Equivalência Patrimonial no Bloco K da ECD

Roberto Mielitz

Roberto Mielitz

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 10:13

Bom dia,

Estou preenchendo o Bloco K da ECD e fiquei em dúvida quanto a anulação do lançamento da equivalência patrimonial, pois a princípio tentei anular a conta de despesa contra o investimento (estornando o lançamento de origem), mas a ECD não permite anulação entre a mesma empresa.

Att,


Roberto Mielitz

Valdir Fachini Junior

Valdir Fachini Junior

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 15:03

Boa tarde, Roberto! 
Estou com esta situação neste ano, poderia dizer de que forma você resolveu este problema, pois estou tendo a mesma dificuldade. Eliminei a conta de investimento contra a conta de PL e não consigo encontrar um conta para eliminar a equivalência.
Agradeço desde já.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 08:21

bom dia !
A formula da consolidação do Bloco K, foge um pouco da consolidação contábil que estamos acostumados, visto que no bloco k a consolidação se da no relatório completo (balanço e DRE tudo junto), desta forma realmente não temos onde eliminar o valor da equivalência patrimonial do resultado, visto que o valor da equivalência das controladas eliminamos com o valor do investimento na controladora.
A maneira que encontrei foi de não mapear a conta de equivalência patrimonial do resultado no bloco k, desta forma quando faço a importação para o PVA o resultado já vem liquido sem a necessidade de fazer a eliminação - (faço a eliminação normal do investimento contra o PL).
Com isso consegui fechar o Bloco K, sem advertências e erros, porem esta em desacordo com a norma contábil, vamos ver se nos próximos anos a RFB corrige essa falha.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Sexta-Feira | 19 junho 2020 | 15:41

Boa tarde !
Não fiz o mapeamento da conta de equivalência patrimonial no resultado, desta forma fecha, pois faço a eliminação do Investimento contra as contas de PL das controladas.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.