x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 735

Desenquadramento MEI, informações contraditórias sobre pagamento de PGDAS

Roger Alves

Roger Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Proprietário(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 20:23

Boa noite.

Agradeço antecipadamente as orientações. Sou leigo, estou perdido entre informações contraditórias, li no Portal do Sebrae mas contator que consultei contrário, me pareceu forçar contratação de serviços desnecessários dizendo que preciso desenquadrar agora.

Em resumo, sou MEI e em 2018 passei o limite 81 mil mas ainda estou nos 20% de tolerância (97 mil). Por instabilidade no negócio prefiro parar a MEI até final do ano e em janeiro/2019 vira ME, onde pelo que li será obrigatório devido a ultrapassar limite de faturamento em 2018.

Pelo que entendi paga-se um % de imposto via DAS complementar em Janeiro/2019 sobre o excesso em 2018 (não total faturado desde janeiro 2018), caso ultrapasse os 20% de tolerância será cobrado esse imposto/multa sobre o total. Contator disse o seguinte:

"continuando como MEI vai acarretar débitos a pagar no final do ano quando tiver que retroagir as PGDAS de janeiro 2018 em diante, pagando como microempresa optante pelo Simples Nacional. "

Essa informação não faz sentido pelo que li. Se eu não passar 20% do limite em 2018 e optar por virar ME em Janeiro/2019, pagando a DAS complementar sobre o excesso (atividade comércio de produtos, pelo que li é 4% sobre até 16 mil do limite de excesso, que daria 640 reais) o que eu vou pagar a mais retroativamente sobre 2018 quando virar ME em 2019?

Marcio Rezende

Marcio Rezende

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 12:10

Prezado Roger, boa tarde!

Segue algumas considerações que talvez possa lhe ajudar:

Link sobre desenquadramento:

http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/Perguntas/Perguntas.aspx

Onde podemos encontrar as informações: