x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 5.871

Conciliação bancaria

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 18:28

boa tarde


tenho uma situação que empresa no dia 28/12/2008 emitiu 03 cheques nos valores de 12600,00 porem tinha no banco somente 300,00 -


contabilmente eu faço o lançamente normal - seria o pgto

somente em janeiro/2009 foi feito um deposito p/ cubrir os cheques - como faço ? para proceder estes lançamentos p/ bater com o saldo final do extrato banco



agradeço

Jaber Polanczyk Suleiman

Jaber Polanczyk Suleiman

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 08:46

Bom dia Claudia,

Aqui eu efetuo o lançamento normalmente dos cheques da seguinte maneira:

D- Despesa/Passivo pago
C- Banco X - 12.600,00

Utilizo uma folha de rosto junto ao extrato com a "Conciliação Bancária" onde tenho:

A) Saldo na Contabilidade: (12.300,00) (300,00 - 12.600,00)
B) Cheques a compensar: 12.6000,00 ( cheque emitido que ficou a compensar)
C) Saldo no Extrato: (300,00) (Credo porque no extrato o saldo positivo é credor)
D) Totalizador: 0,00 (A+B+C) (-12.300+12.600+ (-300))

Como o saldo na contabilidade fica credor, eu transfiro para o passivo até que seja depositado o valor suficiente para cobrir o saldo negativo.

Espero ter ajudado.

Jaber Suleiman

SIMONE MARTINS SANTOS

Simone Martins Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 22:43

Ola Jaber,

Pode me explicar como vc faz esse lançamento qdo o saldo fica Negativo p/ o passivo? Quais são as contas q vc usa, nunca fiz dessa forma e é correto fazer esse lançamento tem na Legislação isso?

Abraço, Simone.

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 14 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2009 | 14:09

Boa tarde Simone,

A respeito desse assunto, quando o banco está com saldo credor, deve jogar esse saldo para passivo, simplesmente pela fato da conta banco não se enquadrar como conta redutora de ativo, ou seja, a empresa pegou dinheiro emprestado com o banco, tornando-se assim uma divida A PAGAR.
O lançamento é simples, vc irá debitar a conta banco e creditar uma conta de passivo, podendo ser emprestimos a pagar, banco a pagar, vai do seu critério.


Espero ter ajudado

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Vanessa Felippe

Vanessa Felippe

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2009 | 16:13

Boa tarde,

Quando tenho cheques emitidos que não foram compensados no mês, lanços os valores para a conta "cheques a compensar" no passivo. No mês seguinte, se os cheques foram compensados, baixo os valores dessa conta no passivo.

Exemplo:

Contabilização da Despesa

D- Despesa
C- Banco

Lançamento do cheque a compensar:

D- Banco
C- Cheques a compensar

Pela compensação do cheque:

D- Cheques a compensar
C- Banco


Abraços,

Vanessa Felippe

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2009 | 09:02

Claudia Dione Lazzarin

Se estes cheques foram compensados pelo banco em 2009, deixe para contabilizar estes pagamentos na compensação. Esta é uma maneira simples de resolver o problema.

Ou contabilize a credito de cheques emitidos. Se o saldo total dos bancos ficar negativo, debite cheques emitidos e credite emprestimo no PC.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Domingo | 22 novembro 2009 | 16:18

Boa tarde, Vanessa Felippe


Seu raciocínio está impecável, e se você consultar os arquivos do fórum, especificamente a partir da expressão "contabilidade em geral conciliação bancária", seus procedimentos encontrarão guarida.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
valeria fernandes

Valeria Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Financeiro
há 13 anos Domingo | 27 março 2011 | 15:19

Boa tarde! Meu nome é Valéria Fernandes, sou gestora financeira Estou precisando de uma planilha de conciliação bancaria e outra de fluxo de caixa, agradeço desde já quem poder me ajudar.




Atenciosamente,

NOTA DE MODERAÇÃO: Postagem editada por conter pedido de material por e-mail.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Domingo | 27 março 2011 | 18:30

Valeria Fernandes

Faça uma pesquisa no banco de dados do forum que voce irá encontrar as planilhas.

Me deixe fazer uma correção no que postei acima. Devia está no mundo das nuvens. Cheques emitidos e nao compensados é no PC na conta de CHEQUES A COMPENSAR e nao em emprestimos,

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Bruno Onias de Oliveira Saturnino

Bruno Onias de Oliveira Saturnino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 09:09

M Messias Santos,

Utilizo a conta cheques a compesar como uma conta redutora do Banco, la eu lanço os cheques emitidos e nao compensado.
Ao meu ver nao vejo erro na conta estar no Ativo.

Mas gostaria de saber se realmente e correto a maneira q faço.

grato

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 09:19

Caro Paulo Sérgio

Existem duas situações envolvendo tal situação, sendo as seguintes:

- Conciliação financeira, é quando o setor financeiro concilia a as informações do financeiro com o extrato bancário e fazendo as devidas correções que por ventura seja necessário;

- Conciliação contábil, é realizada pela contabilidade, após financeiro confirmar quem todas as informações financeiras contidas no sistema estão de acordo com o extrato bancário e havendo alguma pendência a ser dissolvida no mês subsequente evidenciar para a contabilidade para que não gere equívocos na analise da conta contabil, que por sua vez verifica se os lançamentos contábeis estão de acordo com a posição financeira da empresa.

Espero ter ajudado a solucionar suas duvidas, caso não, faça um detalhamento da sua situação para que eu ou outro colaborador do site possa lhe ajudar.

At.
Marcos Vinicius

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 13:29

Bruno Onias De Oliveira Saturnino

Voce ha de convir comigo que cheque pago contabilmente foi usado pra pagar uma obrigação e como não foi compensado, esta obrigação permanece em aberto. Em sendo uma obrigação registro no passivo.

Sei que existem muitos contadores que usam a conta retificadora no AC. Mas olhando sobre a ótica acima prefiro registrar no Passivo.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Bruno Onias de Oliveira Saturnino

Bruno Onias de Oliveira Saturnino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 07:55

M Messias Santos,

Obrigado, vendo este post, e que eu percebi q estou equivocado na forma de contabilização, utilizo a conta retificadora para demonstrar já no grupo de BANCO o valor conciliado da conta, pois faço contabilidade de varias empresas pequenas.
Apos ler o post e pesquisar vi que dou tratamento equivocado a essa conta, vou levar esse procedimento a discusão aqui na empresa, e se for o caso mudaremos a forma de agir.

Valeu.

DEISE

Deise

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 21 abril 2011 | 16:09

oi!

boa tarde! (à todos)


adorei consultar estas questões sobre conciliação.

parabéns à todos os colaboradores!

tenho certeza que será muito útil à todos.



ótimo feriadão,

e ótima páscoa! (à todos)

e até mais.

DEISE

Deise

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 21 abril 2011 | 16:16

OI!

Boa Tarde!

Tudo Bem?


Eu gostaria de dizer, que gosto muito da área contábil.

Me interesso muito sobre assuntos referentes as partes mais práticas do cotidiano de um contabilista.

Um assunto que estou buscando me aprofundar mais, em conhecimentos, é na área de Perícia Contábil Judicial, de Preferência, na Área Cível e Trabalhista, que considero ser mais interessante, por ser bem trabalhoso.

Será que alguém teria algum tipo de planilha, como modelo, que possa elucidar sobre c/c, cartão de crédito, empréstimos, planos de saúde, amortização, financiamento e cálculos trabalhistas?



Grata, desde já,
pela atenção
e até mais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.