x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 7.136

Solução para caixa credor de perído anterior

DANIEL  SOUSA

Daniel Sousa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 08:19

Bom dia a todos,

Tenho um problema e estou com dificuldades para resolver: peguei uma empresa industrial(ME) para fazer a sua contabilidade só que verifiquei que ela não possuia escrituração dos seus dois anos de vida. Acontece que quando comecei a fazer os lançamentos, logo nos primeiros meses o caixa ficou negativo pois as compras efetuadas foram muito superiores que o capital social e as vendas só ocorreram no terceiro mês. Por conseguinte, este problema se acarretou para os períodos seguintes. Gostaria de saber quais são as possíveis soluções para resolver este problema de caixa já que ele ocorreu no ano passado e foi se arrastando.

Desde já agradeço.

Jaber Polanczyk Suleiman

Jaber Polanczyk Suleiman

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 08:33

Daniel,

Se a empresa foi constituida com um capital social muito baixo, e os valores de compra para estoque ultrapassaram os valores disponíveis da empresa, ou as compras foram em parte a prazo, ou houve alguma injeção de capital na empresa por parte dos sócios ou de terceiros.

Aconselho que você verifique se todas as notas de compra são verdadeiramente a vista.
Feito isso e constatado que elas realmente o são, verifique junto aos sócios da empresa se algum capital foi pego com terceiros, se a resposta for afirmativa, solicite o contrato de mutuo referente a esta transação e contabilize.

Se nenhum importe foi feito de terceiros esse dinheiro certamente veio dos sócios e necessáriamente tem de ter um documento formalizando e dando legitimidade a esta transação.

Espero ter ajudado.


Jaber Suleiman

DANIEL  SOUSA

Daniel Sousa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 08:53

Bom dia Jaber, obrigado por responder.

As compras não foram todas a vista só que mesmo assim foi suficiente para estourar o caixa. Fora o aluguel e outras despesas.

Agora com relação ao que vc comentou sobre a origem dos recursos, foram os próprios sócios que injetaram capital complementar na empresa só que utilizaram recursos de pessoa física e jogou na conta bancária da empresa. Acredito que para isso deveria ter sido feito um empréstimo. Com que documento eu vou comprovar este empréstimo de pessoa física para a empresa e qual a melhor forma de se amortizá-lo?

Att.

Daniel

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 09:01

Olá bom dia!!

Muito bem sintetizado pelo Jaber o que deve ter ocorrido em uma situação destas verificada na empresa.

Só gostaria de concluir para o Daniel dizendo que: não existe saldo de caixa credor. Não há como se pagar qualquer conta ou despesa sem existir dinheiro em caixa.

O caixa pode ficar no máximo com saldo "zero". Se houve despesas ou compras com valor superior ao saldo de caixa, e das disponibilidades no ativo circulante, com certeza exitem duas possibilidades; ou estas contas não foram pagas e deverão constar no passivo em contas á pagar ou se foram pagas houve injeção de capital que deverá constar em um registro de aumento de capital ou mútuo dos sócios da empresa.

Isso devidamente documentado de acordo com a Legislação tributária e contábil.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 09:34

Bom dia Daniel,

A despeito das acertadas opiniões apropriadamente expostas pelo Jaber e pelo Gilberto, tenha em conta o seguinte.

Se não existia contabilidade desde sua constituição - dois anos anteriores - o "erro" provavelmente está no Balanço de Abertura.

Quando do levantamento do saldo de caixa a ser informado nele (Balanço de Abertura) deveria ter sido feito, pelo menos, uma somatória do total recebido e pago nestes dois anos.

Desta maneira o saldo remanescente deste levantamento seria bastante para cobrir os débitos originários no período anterior ao do Balanço de Abertura vencíveis no período em curso.

Verifique

...

DANIEL  SOUSA

Daniel Sousa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 09:42

Primeiro quero agradacer as contribuições de todos que estão sendo bastante úteis.

Saulo com relação ao balanço de abertura é o seguinte o capital social da empresa é de R$ 20.000,00 só que pela demanda de produção o capital deveria ser bem maior pois as compras e as despesas superaram e muito esses R$ 20.000,00 fora que a empresa so vendeu no terceiro mês pois é uma industria e estava no 2 primeiros meses em processo de produção. Acredito que erro foi a falta de planejamento na hora de constituir o Capital Social.

Ok Gilberto. Visitei o link que vc me indicou.

Obrigado.

DANIEL  SOUSA

Daniel Sousa

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 09:52

Só esqueci de mencionar uma coisa, este contrato de mútuo vai te que ser retroativo e, consequentemente nao foi declarada no IRPF, isso pode gerar problemas para o sócio que fez o empréstimo, não?

Jaber Polanczyk Suleiman

Jaber Polanczyk Suleiman

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 11:16

Bom dia Saulo,

Muito bem exposto por você a situação do balanço de abertura, minha resposta foi supondo que este balanço de abertura já havia sido feito (com devido levantamento dos saldos) e o fato citado pelo Daniel Assunção no post original, ocorreu nos meses subsequentes ao do balanço de abertura.
Frente a isso a minha resposta da maneira como coloquei.

Mas rever o balanço de abertura é certamente uma outra solução aplicável a este caso.

Obs. Saulo, o post no caso é do Daniel, eu apenas tentei ajudá-lo, logo, acredito que sua resposta acima tenha sido direcionada a ele (Daniel) e aproveitada certamente por mim e pelos demais que frequentadores deste forum.

Att.

Jaber Suleiman

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 11:31

Bom dia Jaber,

Devo-lhe agradecimentos pela oportunidade de corrigir o endereçamento de minha mensagem.

Você tem razão, deveria tê-la endereçada ao Daniel e não à você. Uma vez alertado, já o editei para que não cause mais confusão do que fui capaz de causar.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.