x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 5.635

fluxo de caixa

Juliano Furlan

Juliano Furlan

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2009 | 13:06

Preciso fazer fluxo de caixa indireto, porem a empresa tem varias filiais, existe transferencia entre filiais de numerarios, patrimonios, obrigações e muitas vezes despesas.

Como se lança no fluxo de caixa indireto estas transferencias?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2009 | 13:28

Olá Juliano!!

O fluxo de caixa deve ser feito independente entre a matriz e filiais.

A matriz, como também as filiais devem ter seu fluxo de caixa próprio para que você possa fazer um prognóstico das transferências. Veja que se para a empresa que faz a transferência é uma saída de numerário, para a que recebe é uma entrada, mas no final quando você consolidar o balanço entre matriz e filiais, estas transferências não irão influenciar no todo.

O recebimento em transferência de numerário é como se fosse um complemento de receita para quem está recebendo, e se esta unidade não tem receita suficiente para suprir seu caixa, deve ser considerado como se fosse um empréstimo ou suprimento de caixa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 13:17

Olá Juliano!

Olha, para se ter o custo, bem como o fluxo de caixa e se possa analisar melhor a atuação da matriz e filiais individualmente, eu não vejo outra forma senão fazer tudo individualmente.

Ou seja, dar um tratamento como se fossem empresas independentes que tenham que se sustentar por si somente.

E as transferências devem ser tratadas como se fosse um "mutuo" entre empresas para que se tenha uma visão do que realmente ocorre em cada uma delas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 17:32

Olá... Preciso de um help para montar um fluxo de caixa no método indireto. Tenho o balancete de janeiro a outubro e são estas informações que tenho para chegar no caixa em 31/10.

Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 09:44

Bom dia, Gilberto:
Muito obrigada por responder, mas, na verdade eu já tinha localizado este material. Acontece que na prática é mais complexo, eu já montei o fluxo, mas ainda deve ter alguma coisa muito errada, pois, a diferença é enorme e não consigo localizá-la.
Obrigada.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 10:19

Bom dia Camila !

Uma analise mais profunda é difícil fazer pelo Fórum, o que você pode fazer para encontrar a diferença é analisar a empresa, pelo fluxo dos outros meses se há a mesma proporcionalidade deste período que você está fazendo.

Outra coisa importante é verificar se não estão faltando documentos à serem contabilizados, o estoque é muito importante também, pois através dele você vai saber se a relação compras/vendas estão equivalentes.

O contador precisa saber como a empresa opera, entender o funcionamento e a atividade da empresa para que possa ser feita uma analise dos balanços corretamente, com isso o contador saberá dizer o que está acontecendo com a empresa.

Não há outra forma de encontrar erros ou prováveis diferenças em qualquer apuração de fluxo de caixa sem esta analise aprofundada.

Pra finalizar, a empresa precisa ter um controle financeiro através de Livros Caixa e de Contas Correntes, registrar toda esta movimentação financeira da empresa, fazendo com isso com que praticamente elimine os fatores de falta de documento e demonstre de forma correta o fluxo financeiro da empresa.

Tenha um ótimo trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 29 janeiro 2011 | 16:31

Olá Camila, peço permissão ao Gilberto para entrar. posso?
sugiro que você informe a diferença enorme, e demonstrando inclusive com o que você esta conciliando. é com a DRE e a DFC? creio que sim, pois não ha outro meio de verificar a veracidade destas demonstrações. Neste caso, para orienta-la, seria necessário mostrar a DRE e a DFC, com estas demonstrações qualquer colega do forum poderá ver onde esta a diferença. do contrario é impossível. tem um exercício pronto no site abaixo, pode ser que te ajuda:
http://agnaldoconexaocontabil.com/
Não é propaganda não, é apenas um site com um exercício sobre DFC.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 16:58

Olá Agnaldo !

Ninguém precisa pedir permissão para opinar, basta apenas cumprir as regras do Fórum e todos podem participar.

Olha, eu concordo que pode ser possível encontrar diferenças analisando uma DRE e a DFC, desde que se possa ter comparativos com outros períodos, mas analisando somente números pode haver falhas ou até outras contas que aparentemente estão corretas estarem erradas também, é um pouco relativo essa análise.

Eu prefiro primeiro conhecer a empresa, suas atividades e ver a forma de apuração do financeiro, fazer uma auditoria nos documentos para depois dar um parecer mais concreto à respeito.


Abraço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Camila

Camila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 01:54

Boa noite meninos.
Eu agradeço muito a atenção de todos.
Então, sobre o assunto, acho que o erro pode ser mesmo meu, talvez não esteja fazendo correto, pois, não tenho qualquer experiência, uma vez que é o meu primeiro DFC na prática.
Preciso confessar que não conheço às regras do site, então, vou tentar fazer com o material que tenho.
Obrigada,
Camila

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 09:03

Bom dia Camila !

Você pode ler as regras do Fórum logo acima desta página, último item da faixa em azul.

Mas fique tranquila, o caminho seu é este mesmo, estudar com atenção este material, que com certeza vai te dar mais recursos e entendimento sobre o assunto.

Tem muito mais material aqui mesmo no Fórum, você pode entrar em pesquisa e colocar um tema.

Bom trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.