x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 15.531

NCM X CNAE - Lista

Ed Trevisan

Ed Trevisan

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 23 julho 2018 | 11:15

Olá pessoal...

Estou desenvolvendo um trabalho, e me surgiu a seguinte dúvida:

- É permitido que uma empresa, cadastrada com determinado CNAE, possa emitir uma NFe com qualquer código NCM? Ou existe uma correlação entre estes?

Explicando melhor a dúvida, se uma empresa tem CNPJ cujo CNAE diz que é fabricante de brinquedos (por exemplo), caso esta empresa tente emitir uma nota de um produto cujo NCM é de um produto agrícola (soja por exemplo) esta nota será autorizada pela Receita?

Desde já agradeço.
Ed

Ed Trevisan

Ed Trevisan

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 05:17

Olá Júlio, tudo bem? Obrigado pela resposta.

Mas então se o fiscal pode multar, ele deve basear-se em alguma tabela de correlação entre CNAE x NCM correto?

Você saberia me dizer algum site confiável onde encontro esta tabela?

Abraço

claudemir laureano

Claudemir Laureano

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Banco de Dados
há 5 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 01:12

Ed Trevisan Tudo bom ?
Qual foi sua conclusão final neste caso , eu desconheço algum que relacione corretamente.
Mas o fato de NFe ser autorizada não justifica o Fisco ser obrigado a divulgar uma tabela, tudo caminha para este método.
Por ex a NFe Por SINiEF pode ser cancelada dentro de 24 horas , ha casos em que o cancelamento ocorre fora do prazo estabelecido, isto não desonera o emitente o simples fato de ser autorizado o cancelamento.

Claudemir Laureano -Flystem Sistemas Ed Trevisan

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.