x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.440

Como contabilizar reembolso de viagem?

Cristiano Bezerra da Costa

Cristiano Bezerra da Costa

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 13:21

Queridos colegas, tenho uma duvida,

contabilizo uma empresa que tem diversos reembolsos de viagens durante o mês, a pessoa paga do próprio bolso e depois vem e recebe o dinheiro na empresa, sempre bem documentado com relatórios e as devidas notas, a minha duvida é, posso lançar essa documentação tudo de uma vez conforme relatório ou tenho que lançar as notas conforme o regime de competência? tenho alguma base legal para isso?

Adriano Rodrigues

Adriano Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 15:11

Boa tarde,
Cristiano, nas empresa que trabalhei, para essa situação sempre sugeria que fosse feito um Relatório (Planilha de Excel) onde existia os dados da empresa, nome do funcionário e a finalidade da viagem.
Nesse relatório, as despesas eram listadas por número de nota, tipo de documento (Nota Fiscal, Recibo, Comprovante) e valor, que ficava em uma coluna com a somatória. Também foi adicionado campos para assinatura do Financeiro e do Funcionário.
Este tipo de Reembolso é valido, pois existe situações que a empresa não tem como evitar, e acada tendo que lançar este tipo de documento. Nas empresa que trabalhei onde a empresa foi fiscalizada, os fiscais nunca questionaram este tipo de situação.
Até mais.

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 15:32

Cristiano,

O bom de lançar as notas e gastos um por um é que você pode demonstrar futuramente onde está alocado cada gasto que ele está tendo. Se ele não tiver este controle, você terá e poderá agregar valor ao seu serviço.

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.