x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 128.203

Lançamento CFOP 5904 e 1904

Danielle B

Danielle B

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 09:04

Olá, preciso urgentemente da ajuda de vcs, já pesquisei no fórum e ainda não consegui uma resposta clara para minha dúvida sobre:
Como lanço contabilmente, ou seja quais contas eu uso para o CFOP 5904 e CFOP 1904 ???

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 11:16

Bom dia Danielle,

Entendo que a saída para venda fora do estabelecimento, destacaria ICMS na Nota Fiscal de simples remessa, quando retornasse o que não foi comercializado, vc faria o estorno do ICMS, referente a essa devolução.

Segue abaixo uma pequena explicação:

VENDA FORA DO ESTABELECIMENTO
Tratamento Fiscal
1. INTRODUÇÃO
Na saída de mercadorias para a realização de vendas fora do estabelecimento, inclusive por meio de veículos, o contribuinte deverá observar algumas regras, no sentido de regularizar a situação da mercadoria objeto da transação pretendida, tanto no território paulista como no de outra unidade da Federação.
2. REMESSA DE MERCADORIAS PARA VENDA
A remessa de mercadorias para venda fora do estabelecimento, inclusive por meio de veículo, deverá ser acobertada por Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, devendo constar, além dos demais requisitos exigidos, o seguinte:
- Natureza da Operação: "Remessa para Venda Fora do Estabelecimento";
- CFOP: "5.904 ou 6.904" - Operações internas ou interestadual, respectivamente;
- Destinatário: O próprio Remetente;
- Com destaque do ICMS, quando devido.
Obs.: Constar nos dados adicionais desta nota os números dos formulários que serão remetidos para utilização por ocasião da venda e entrega efetiva das mercadorias. / local onde ocorrerá o evento
3. VENDA DAS MERCADORIAS
A venda das mercadorias realizada fora do estabelecimento deverá ser formalizada por Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, devendo constar, além dos demais requisitos exigidos, o seguinte:
- Natureza da Operação: "Venda de Mercadorias adq. 3ºs Efetuada Fora do Estabelecimento";
- CFOP: "5.104" - operação interna; "6.104" - operação interestadual
- Com destaque do ICMS, quando devido.
- Não utilizar a expressão consumidor final
4. RETORNO DE REMESSA PARA VENDAS
O contribuinte deverá emitir Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, pela entrada das mercadorias para fins de recuperação do ICMS relativo às mercadorias não vendidas fora do estabelecimento, devendo constar, além dos demais requisitos exigidos, o seguinte:
- Natureza da Operação: "Retorno de Remessa Para Venda Fora do Estabelecimento";
- CFOP: "1.904 ou 2.904" - operação interna ou interestadual, respectivamente;
- Com destaque do ICMS, quando devido


Espero ter ajudado,

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Danielle B

Danielle B

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 14:02

Muito obrigada pela atenção Adriano!

Ajudou a me esclarecer todo o procedimento,porém ainda não sei quais contas do plano de contas vou utilizar, por exemplo, se para estes dois CFOPs devo jogar em contas de compensação??? E se for , como seria esse lançamento para o 1904 entrada e para o 5904 saida, por exemplo, acho que para o cfop 1904 - RETORNO DE REMESSA, vou lançar assim:

D- Retorno remessa p/venda fora estabelecimento(cta compensação ativa)

C-Remessa p/venda fora estabelecimento(cta compensação passiva)


Gostaria de saber se é assim???? E como seria para o cfop 5904 que é saída?

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 14:26

Boa tarde Danielle

Vamos a um exemplo:

Pela saída do material:

D - Remessa p/ venda fora do estabelecimento __8000,00
C - Retorno de remessa p/ venda fora do estabelecimento

D - ICMS (AC) - 1520,00
C - ICMS a recolher

Pelo retorno do material que nao foi vendido:

C - Retorno de remessa p/ venda fora do estabelecimento
D - Remessa para venda fora do estabelecimento __ 5000,00

C - ICMS (AC)___950,00
D - ICMS a recolher ________950,00

Pela venda das mercadorias

C- Receita de Vendas 3000,00
D Clientes 3000,00

D - ICMS (CR)
C- ICMS a Recolher (PC)___270,00


Obs.: O ICMS que incide, pode variar de um estado para outro.
É facultada o controle dessas operações.

Espero ter ajudado

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
JULIANA

Juliana

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 26 julho 2011 | 11:57

bom dia.....

mas como sendo contas de compensação, nao deveria zerar com devolucao? pois de faço uma nf. de 8.000,00 e retorno 5.000,00 e 3.000,00 vendo, na minha conta de compensação ficará sempre sobrando esses 3.000,00.
Desculpe se nao fui clara, mas tenho essa duvida......

att
}Juliana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.