x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 775

SPED x PERDCOMP

Anderson Rocha

Anderson Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a) Tributário
há 6 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2018 | 11:15

Bom dia a todos, pessoal tenho uma empresa em que o sped dela e zerado, e a empresa tem saldo acumulado de PIS/COFINS posso fazer o perdcomp antes da retificação referente ao período que esta zerado?
Se alguem puder ajudar até com a base legal fico grato.

Paula Graziela e Silva

Paula Graziela e Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2018 | 14:31

Anderson Rocha, boa tarde.

Não entendi seu questionamento, você entregou os SPED zerados (inclusive sem informação do saldo dos meses anteriores), isso?

Atenciosamente,

Paula Graziela e Silva
Analista Fiscal
Paula Graziela e Silva

Paula Graziela e Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2018 | 15:14

Anderson Rocha, boa tarde.

Você deverá primeiramente entregar as retificadoras da EFD e após a compensação via PERDCOMP, a RFB está com o processo de liberação/validação do crédito bastante acelerado, sendo por este motivo minha sugestão que faça a retificação antes, pois a órgão poderá efetuar a análise da compensação e não localizar a origem do crédito e emitir despachos decisórios sem necessidade e trazendo possíveis transtornos.

Lembrando que a Receita Federal através do art. 97 da IN 1.810/2018 possui agora o prazo de 30 dias para reconhecer a compensação do débito ou restituir o contribuinte.

No que se refere a DCTF quando efetuar compensação de outros tributos com o saldo do PIS e COFINS, você não precisará vincular a PERDCOMP no momento da entrega da declaração, basta indicar o valor do débito que a RFB fará a compensação de maneira automática (ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO CODAC Nº 12, DE 25 DE MARÇO DE 2014).

Atenciosamente,

Paula Graziela e Silva
Analista Fiscal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.