x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 290

Propriedades p/ Investimento X Imoveis a Comercializar

Fabio Roberto dos Reis Fernandes

Fabio Roberto dos Reis Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2018 | 16:38

Boa tarde,

Estou com uma duvida:

Hoje possuo em minha contabilidade um imóvel registrado em "Propriedades para Investimento" mas tenho a intenção de alienar o imóvel porem me deparei com a seguinte situação: a transferência deste imóvel de "Propriedades para Investimento" para"Imoveis a comercializar" na contabilidade pode ser feita a qualquer momento ou tenho que aguardar o final do exercício ?

Outra situação seria:

Qual o tempo de "carência" para concluir a alienação do imóvel uma vez que foi transferido para "Imoveis a Comercializar" ?

Pois neste caso a presunção da receita auferida da locação deste imóvel será alterada, de 32% em "Propriedades p/ Investimento" para 100% no momento em que for classificado em "Imoveis a Comercializar"

Obrigado.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2018 | 17:37

Boa tarde.

Fabio,

Entendo que enquanto houver receitas de aluguel o imóvel deve ficar no grupo "Propriedades para Investimento", a partir do momento que o imóvel não estiver gerando fluxo de caixa mediante receitas de aluguel e a administração da empresa estiver negociando a venda do imóvel, classifica-se para o grupo "Imoveis a Comercializar" (não é necessário esperar o final do exercício para essa reclassificação.)

O CPC 28 trata do assunto, vale a pena dar uma lida:

CPC 28 - Propriedades para Investimento

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.