x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 431

Simples Nacional

SUELI APARECIDA FIGUEIREDO CUNHA

Sueli Aparecida Figueiredo Cunha

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 16:27

Boa Tarde.

Gostaria de saber como calcular o Simples Nacional de uma empresa que vai iniciar suas atividades.
Como calcular com relação ao faturamento!!!
Tenho que fazer uma projeção do primeiro mês de receita? e os demais como funciona para cálculo.

cnae 5620-1/02.

A Folha de pagamento de uma empresa do Simples é calculada normal? Com INSS empresa e funcionário? FGTS?

Agradeço desde ja

carlos eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 12:30

Sueli,
Vou resumir o Simples a grosso modo, e uma tributação criada para ter um controle e tributar empresas de pequeno porte, as quais não tem contador, para fazer um presumido/real.
Para o faturamento, sempre deve ser feito baseado nas NF's, é presumido, e alíquota do simples encima do faturamento bruto.
A maioria dos tributos esta na DARF do DAS, porem FGTS e INSS são pagos normalmente.
Não encontrei nenhuma clausula dizendo nada de projeções na lei do simples.

"abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);"
Segue um link com todos os tributos do simples
www8.receita.fazenda.gov.br

Lei do Simples:
http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/LCP/Lcp123.htm

Editado: Complementei a parte sublinhada

Alex Sousa

Alex Sousa

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 13:24

Boa tarde, como se trata de serviços de alimentação. Será tributada na forma do Anexo I da LC 123/06. Quanto á alíquota inicial, será a mínima (4%, para faturamento anual até 180.000,00). Sempre fazendo a proporção. Porém o INSS é recolhido dentro do Simples, só é recolhido por GPS a parte descontada de empregados.

SUELI APARECIDA FIGUEIREDO CUNHA

Sueli Aparecida Figueiredo Cunha

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2018 | 10:48

Bom dia, Carlos Eduardo!
Agradeço pela resposta, mas não sei se entendi direito.
A empresa vai começar suas atividades em janeiro de 2019. Hoje para eu fazer um "cálculo" para se ter ideia dos impostos, eu calculo mês a mês?
Exemplo: Projeção de faturamento para janeiro R$ 300mil - Fev R$ 320 mil - março R$ 340 mil...
Minha dúvida é se eu calculo o imposto mês a mês, com alíquota do simples - dedução e acho nova alíquota. Isso eu faço mês a mês.
OU por exemplo, em janeiro eu faço esse cálculo direto, e para fevereiro eu somo janeiro e fevereiro, acho nova alíquota e multiplico por fevereiro..

Não sei se consegui explicar.

Estou fazendo também um cálculo para ver se compensa ser lucro presumido, ai gostaria de saber em qual tabela inclui este cnae?

Com relação ao INSS que desconta do funcionário é pago GPS separada? e FGTS também é guia separada?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.