x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 365

Importação por Conta e Ordem

Caroline Patrícia Lehnen

Caroline Patrícia Lehnen

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2018 | 16:28

Colegas,

Tenho muitas dúvidas em relação ao lançamento contábil de Importação por Conta e Ordem. Trabalho em uma empresa onde somos o importador. No caso emitimos a nota de remessa para o adquirente. Algum de vocês passa por esta situação? Poderiam me orientar como devemos lançar este tipo de processo? Desde o adiantamento do cliente, incluindo o fechamento do câmbio, até a parte contábil? Muito obrigada pela ajuda :)

carlos eduardo

Carlos Eduardo

Bronze DIVISÃO 2
há 6 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 12:09

Caroline, fiscalmente não sei como te ajudar, mas contabilmente consigo da um norte, e te ajudar a medita que formos conversando.

Na hora de contabilizar a mercadoria vai acrecer o valor do produtos os seguintes desembolsos: frete, Seguro, comissões, impostos não recuperáveis, tarifas aduaneiras.

De forma simples, você deve acrescentar no valor da mercadoria todos os desembolsos que você vai ter a partir da assinatura do contrato ate passar pela aduaneira, a partir deste ponto e contabilização normal.

Este ponto não e muito citado, e varia de empresa para empresa, mas algumas vezes tem custo "extra" decorrente da relação entre a empresa e a aduaneira, compra de brindes. como chocolate, almoços, lubrificando a relação de ambos, quando a empresa banca este valores eles não devem ser contabilizados no custo da mercadoria, eles vão para resultado na categoria de despesas comerciais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.