x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 236

Baixa de Estoque

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Sábado | 8 setembro 2018 | 07:49



Bom dia a todos.

Apesar de ser formada em contabilidade não tenho experiência na área. E por isso estou com algumas dúvidas quanto a baixa de estoque.
Tenho um pequeno comércio do Simples Nacional. Se no Simples Nacional o imposto é cobrado sobre o total de itens vendidos, posso vender um produto pelo mesmo preço que comprei??? Ex: não quero colocar margem de lucro na venda de um item para um parente. Há alguma legislação que proibi isso?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 11 setembro 2018 | 12:23

Juliana,

A determinação do preço de uma mercadoria está na esfera de liberdade da empresa.
Empresa existe para dar lucro; se você renuncia ao lucro é uma decisão econômica temerária mas lícita.
Problemas haverão se você utiliza esse critério para subtrair receita da tributação - isto é, vende pelo custo e recebe a diferença por fora. Eu não estou dizendo que você esteja fazendo isso; apenas digo que essa suspeita seria levantada por qualquer fiscal diante de fatos dessa natureza.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.