x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 30.678

Controle de estoque em poder de terceiros

mcancian

Mcancian

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 14 anos Quinta-Feira | 12 novembro 2009 | 17:58

Boa noite a todos.

Preciso de ajuda no assunto controle de estoque em poder de terceiros.

Tenho um cenário onde preciso enviar componentes para reparo em um laboratório e estão solicitando a contabilização de transação em uma conta de estoque em terceiros.
Procurei a Lei ou base legal que obriga essa contabilização, pois, entendo que estou somente disponibilizando a quantidade e que o valor contábil ainda é meu.

Caso alguém tenha tenha algum material sobre o assunto, lei, procedimento, contabilização...agradeço desde já.

MC

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2009 | 07:11

Bom dia Mcancian,

Estas operações devem ser controladas em Contas de Compensação. Isto porque a despeito de estarem em poder de terceiros, a titularidade não foi modificada, ou seja, o estoque continua sendo de sua empresa.

Em situação inversa, quando sua empresa é a que vai reparar tais componentes, a contabilização dá-se em conta especial de Estoques, em contrapartida a conta da obrigação.

...

mcancian

Mcancian

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 14 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2009 | 09:44

Saulo, bom dia.

entendo que a contabilização somente se dará na baixa do estoque após o retorno simbólico da mercadoria consumida, correto?

Você por acaso tem a base legal dessa definição?

Agradeço desde já

MC

Abel Bispo dos Santos

Abel Bispo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2009 | 11:13

Caro
Você não tera dado baixa em seu estoque, apenas transfira seu estoque para uma conta de estoque em poder de terceiros evidenciando que este estoque nao esta fisico e contabil junto ao seu estoque para vendas, a conta estoque e estoque em poder de terceiros compoem o valor de seu estoque, isso é apenas um controle a parte pois via contabilidade voce conseguira visualizar quanto do total de seu estoque esta na mao de um terceiro, apos receber a mercadoria de volta baixe a conta mencionada e volte o valor para seu estoque de venda ou produto acabado como alguns ainda utilizam

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 4, Analista Custos
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 20:28

Oi Pessoal,

Gostaria de uma ajuda, gostaria de saber se os materiais de terceiro em poder da empresa, eles devem ser registrados dentro do estoque no livro de inventario modelo 7 ? sei que contabilmente ele deve aparecer em uma conta especifica, mas com relação ao mod7, esses materiais devem aparecer?

Muito Obrigado!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 16:43

Boa tarde, Rafael


De acordo com o Art. 261 do RIR/99 e as bases legais nele citadas, devem ser relacionados no Livro Inventário os bens próprios da empresa, e não o de terceiros, salvo se a Fazenda pública de algum Estado emitir alguma norma técnica adicionando algo mais a isto.


Saudações


Nota:
Embora sua dúvida tenha contexto adequado à sala de Legislações Estaduais e Municipais não me importei em esclarecer tal assunto nesta sala (contabilidade em geral)

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Fernando Netto

Fernando Netto

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 11:32

Bom dia!
Terceirizo meus reparos em veículos, sendo que todas as peças agregadas aos veículos enviados para reparos são originais adquiridas direteamente da fábrica (concessionária),me sendo cobrado apenas pelo serviço realizado (mão-de-obra)fora do meu estabelecimento pela oficina mecânica, como devo proceder para contabilizar essas peças enviadas do meu estoque para a oficina terceirizada?

Tenho mais ou menos uma ideia inicial.
D.Estoque poder de terceiros (AC)
C.Estoque (peças)

No retorno já com a peça agregada ao veículo, como realizo a entrada e o encerramento da operação.


Obrigado,
Fernando

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.