x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 9.575

Fabricação de produtos de padaria e confeitaria tem isenção

Diego Rocha

Diego Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 5 anos Terça-Feira | 23 outubro 2018 | 09:32

Ola , Pessoal

Estou com uma duvida, talves meio obvia para vocês. Fabricação de produtos de padaria e confeitaria tem isenção de IPI ?

Me deparei com essa situação, conforme o CNAE 4721-1/02 Padaria e confeitaria com predominância de revenda comércio varejista
Entendi que = Na padaria , tanto vai haver a produção própria (como pães , doces , bolos ) - como a revenda também ...(leite , café, etc...).

E como CNAE secundário 10.91-1-02 - Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria.
Ate onde eu sei para se ter isenção de IPI, tem que ser industria ou produtor rural.

Cindy Hellen Souza Oliveira

Cindy Hellen Souza Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 23 outubro 2018 | 10:53

Quanto à fabricação do pão francês, não há incidência do IPI desde que observadas as condições previstas no art. 5º, I, "a", do RIPI/10, aprovado pelo Decreto nº 7.212/10, que reproduzimos a seguir:

"Art. 5º - Não se considera industrialização:

I - o preparo de produtos alimentares, não acondicionados em embalagem de apresentação:

a)na residência do preparador ou em restaurantes, bares, sorveterias, confeitarias, padarias, quitandas e semelhantes, desde que os produtos se destinem a venda direta a consumidor."

Atendidos esses requisitos, a fabricação do pão francês não se sujeita à tributação pelo IPI.

Atenciosamente,

Cindy Hellen S. Oliveira
e-mail: [email protected]
Diego Rocha

Diego Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 5 anos Terça-Feira | 23 outubro 2018 | 11:12

Só mais uma dúvida, alguma alguma forma de consultar incidência de IPI, utilizando-se
do CNAE ou da TABELA DE INCIDÊNCIA DO IMPOSTO SOBRE PRODUTOS
INDUSTRIALIZADOS (TIPI) ?


Obrigado pelo esclarecimento Cindy Hellen

Vou ler por completo a lei que se aplica a este tema. :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.