x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 225

Abertura de escritório

Roberta Kappler

Roberta Kappler

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2018 | 09:39

Bom dia, algum dos colegas consegue me ajudar em algumas questões sobre abertura de escritório...
Situação: Possuo CRC ativo, tenho bastante experiência nas áreas fiscal, contábil e DP, porém deficiente em legalização... Nos últimos meses tem surgido a possibilidade de ter alguns clientes meus, tenho recebido propostas que sei que posso fazer, porém sempre surgem algumas dúvidas de como começar, um frio na barriga rsrsr, então gostaria de saber se os caros colegas conseguem me ajudar nas questões:
1) Mei não posso ser, então o que é mais indicado para esse inicio ser autonomo ou abrir uma empresa? possuo contrato CLT hoje e não abria mão do atual emprego no momento.
2) Sendo autonomo preciso pagar o CRC empresa?
3) Alguma indicação de sistemas contábeis para inicio de carreira? sempre trabalhei com Alterdata e TOTVs
4) Alguma indicação de curso para essa parte societária?
5) qualquer dica de como começar será bem vinda...

Muito obrigada!!!

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 24 outubro 2018 | 16:47

Roberta Kappler,

Bom, caso aceite.. Sucesso na jornada!!

1) Mei não posso ser, então o que é mais indicado para esse inicio ser autonomo ou abrir uma empresa? possuo contrato CLT hoje e não abria mão do atual emprego no momento.

Se for trabalhar apenas você o mais indicado é trabalhar como autônomo mesmo, assim ficando com o benefício de pagar apenas o ISS fixo e IR dos rendimentos. Agora se for ter funcionários, ai seria melhor como micro empresário individual.

2) Sendo autonomo preciso pagar o CRC empresa?

Não, se for autônomo só paga como autônomo.

3) Alguma indicação de sistemas contábeis para inicio de carreira? sempre trabalhei com Alterdata e TOTVs

Eu acho o alterdata um bom programa, tenho afinidade com o Netspeed e um colega meu disse que a Mastermaq voltou com tudo.. E são preços ótimos para iniciantes de escritórios.

4) Alguma indicação de curso para essa parte societária?

Eu indicaria você dar uma olhada em legalização de empresas, expedições, cursos relacionados a este tipo já que não é o seu forte. O resto você aprende pesquisando na prática.

5) qualquer dica de como começar será bem vinda...

Eu indico você procurar algum profissional que você tenha intimidade para conversar e puder fazer as perguntas de como seria um passo a passo, coisas do tipo, e ter em mente que é uma trajetória um pouco conturbada mais dignificante e honrosa, é claro que não é um bicho de 7 cabeças, dá pra aprender e se sair bem. Outra coisa, não seja "barateira", dê o devido valor aos seus serviços, pois se der corda cliente vai querer muito pra pagar pouco, e as vezes assumir tal responsabilidade é um buraco de areia, só dá problema.

No mais, desejo sorte, e qualquer dúvida estamos à disposição.


"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.