x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 234

Ajuda urgente sobre compras de imobilizado

Dra. Juh Círico

Dra. Juh Círico

Usuário Colaborador , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 14:00

Boa tarde a todos (as) colegas da classe contábil.

Como posso proceder quando um cliente compra bens para a empresa (computador, mesa, cadeira) a 5 meses atrás tudo no CPF dele e de terceiros? como reconhecer isso na contabilidade? se ele está utilizando na empresa dele? Obs: a empresa é do comércio.

Grato desde já,

Ademir

Juh Círico
Doutoranda em Ciências Contábeis
DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 15:28

Ola Ademir, boa tarde

Temos duas opções.

1º Como aumento de Capital, o que precisará de alterar o contrato social.
2º Ou, Fazerem um "doação" a empresa listando todos os bens ( NF, valores, data de aquisição....) e como contra partida Outras Receitas Tributáveis (se for Lucro Real , se for presumido apenas IR e CSLL.

Outra fato importante é conversar com seu clientes para respeitar o principio da entidade, não misturar pessoas físicas e jurídicas, pois depois fica difícil consertar.

Por favor, ao escrever ao fórum retire a palavra urgente conforme disposto nas regras do site.

Obrigado.

Daniel Alves
Contabilista
Dra. Juh Círico

Dra. Juh Círico

Usuário Colaborador , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 15:38

Daniel, primeiramente, gostaria de agradecer o feedback,

Com relação ao regime tributário da empresa, é uma empresa do Simples Nacional.
Posso ativar esses bens por doação sendo do Simples Nacional?

Em caso de integralização de capital, como posso integralizar se há ativos com CPF de terceiros?

Obs: sobre o título, não consigo mais editar, mas nos próximos, acatarei a sugestão, grato.

Ademir

Juh Círico
Doutoranda em Ciências Contábeis
DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 15:51

Ademir,

Posso ativar esses bens por doação sendo do Simples Nacional?
Sim, conforme pergunta 5.15, clique aqui, podera ser como doação apenas atentar para a condição estabelecida do dispositivo legal.

Em caso de integralização de capital, como posso integralizar se há ativos com CPF de terceiros?
Deve ser feita uma declaração de doação de Terceiros para o seu cliente com a listagem com as informações completas dos bens.
D - Imobilizado
C - Capital Social
H- integralização de capital conforme doação de cadeira, mesa....

Não esqueça de alterar o contrato social.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.