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Como fazer lançamento de compra de caminhão

MARIA ROSA SANTOS DO COUTO

Maria Rosa Santos do Couto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2018 | 13:41

Boa tarde,

Preciso de uma ajuda aqui com uma situação, onde uma determinada empresa comprou um caminhão antes de se tornar cliente aqui na contabilidade onde eu trabalho, pagam as parcelas através de transferencia ou seja o unico comprovante de pagamento das prestações que eles tem é a transferencia bancária, não possuem nota fiscal nem algum outro documento, e quando nós pedimos pra nos enviar a nota do caminhão a pessoa ou empresa que vendeu disse que o que eles poderiam nos mandar seria um contrato de venda do mesmo, tem que ser feita a depreciação não consigo entender nem como começar, por favor se alguém puder me dar uma luz eu ficomuito agradecida, como vou lançar os valores sendo que não tenho nada em mãos a não ser os comprovantes de depósito das parcelas?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2018 | 16:13

Maria,

É possível que a vendedora não esteja sujeita à emissão de nota fiscal; logo, - se esse for o caso - pegue o contrato e contabilize os valores pagos e a pagar a faça a depreciação a partir do custo de aquisição. No mais, verifique se a sua empresa está ou obrigada a emitir uma nota de entrada neste caso se não existir a nota relativa à venda.

MARIA ROSA SANTOS DO COUTO

Maria Rosa Santos do Couto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 6 novembro 2018 | 09:34

Bom dia, Edmar Oliveira

Eu entendi até ai, mas temos um probleminha, a empresa que vendeu o caminhão, pelo menos foi o que nos passou nosso cliente, ainda não fizeram o contrato e tipo parece que nem tem pressa nenhuma em fazer, e parece que o caminhão é de segunda mão, ou seja, fica difícil trabalhar dessa forma pois daqui a pouco teremos que ta fazendo o fechamento dos balanços e não temos como justificar o dinheiro que ta saindo do banco da mesma. O que fazer, nesse caso se não temos nada documentado a não ser o comprovante de deposito que a empresa tem feito para a outra que lhe vendeu o caminhão?

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 novembro 2018 | 11:45

Bom dia Maria.

Eles não possuem nem aquele documento de transferência de propriedade?

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
MARIA ROSA SANTOS DO COUTO

Maria Rosa Santos do Couto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2018 | 09:05

Bom dia, Paulo Henrique de Castro

O documento que nos trazem é somente comprovante de transferência, tipo um cupom que o banco dá quando é feita a transação na boca do caixa.
Mas se o depósito for identificado daria pra fazer o lançamento? como poderia ta fazendo?

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 novembro 2018 | 09:37

Bom dia Maria.

O correto é haver um documento onde houve a transferência da propriedade.

O documento nestes casos é o comprovante de transferência do veiculo (aquele papel verde).

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
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MARIA ROSA SANTOS DO COUTO

Maria Rosa Santos do Couto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2018 | 09:15

Bom dia, Paulo Henrique
Vou estar verificando com o nosso cliente então, agora só me tira mais uma duvida,
o caminhão sendo de segunda mão, como vou lançar a depreciação? porque se eles não tem um documento de compra e a outra empresa não concedeu nenhum documento ainda, eu vou depreciar com qual data? na data em que foi vendido pra eles que tiver no contrato quando eles me apresentarem?


Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2018 | 09:25

Bom dia Maria.

Você chegou a olhar com seu chefe qual o procedimento?


O mais acertado seria contratar um especialista para avaliar a vida útil do veiculo.

Tem a tabela fipe, tem o procedimento da RFB quando o bem é usado (dê uma olhada no forum por gentileza que você encontrará)....

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
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MARIA ROSA SANTOS DO COUTO

Maria Rosa Santos do Couto

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2018 | 17:11

Bom dia pessoal, voltando a história da compra do camnhão, nós conseguimos o contrato de compra e o valor total do caminhão foi de R$ 119.571,00, deram de entrada R$ 19.600,00 e as outras parcelas aparecem na conta do banco, mas é ai que está o problema, não consigo entender como lançar pois no extratos bancários da empresa vem o valor das parcelas mas como entrada e não como saída para o fornecedor e como (Sispag. Transkompa Ltda), sendo o valor de cada parcela R$ 3.021,00, por favor alguém consegue me orientar quanto ao Sispag. é feito uma transferencia do banco da empresa para a conta do fornecedor.
Nos extratos estão da seguinte forma:

D - Banco
C - Sispag Transkompa ltda

Valor da parcela R$ 3.021,00
Mas logo abaixo temos uma aplicação financeira com o mesmo valor.


Agradeço desde já pela força.

Deus os abençoe.

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