x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 296

Adilson Caproni Neves

Adilson Caproni Neves

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Sábado | 1 dezembro 2018 | 14:49

Boa Tarde
gostaria se alguem me pudesse me ajudar sobre uma dúvida
Tenho uma facção, industrializo camisetas para uma industria ou seja eles enviam corte e devolvo eles pronta
ou seja compra as linhas industrializo . A pergunta é , essas linhas que compro tenho que contabilizar (registrar a nota e pagar os imposto dessas linhas?)

Danilo de Souza Silva

Danilo de Souza Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 3 dezembro 2018 | 10:08

Adilson, Bom dia!

Um questionamento importante é saber qual o regime de tributação que sua empresa se encontra.

Se for lucro presumido/lucro real

As notas de compras (entradas de insumos) precisam ser registradas em sua contabilidade e Livro Fiscal.

Na contabilidade farão parte do estoque da empresa. Importante saber se vc faz controle do seu estoque final, mensalmente.
Muito importante também para apurar corretamente seu CMV - Custo das Mercadorias Vendidas.

Quanto ao ICMS

Nesses regimes de tributação, via de regra, as compras trazem créditos . E quando fizer as vendas (notas de saídas) tem-se os débitos de ICMS.

Seu contador irá fazer a apuração de ICMS a pagar. (Débitos - Créditos) que pode ou não gerar imposto a pagar.

Via de regra quanto ao ICMS é isso, dependendo pode ter ICMS-ST ou alguma exceção que é importante avaliar com os documentos/operação junto ao seu contador.

Se você for simples nacional, a orientação da contabilização é a mesma e não tem apuração de ICMS, uma vez que já estaria dentro da guia do Simples, cabendo apenas avaliar a incidência de ICMS-ST/.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.