x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 270

Distribuição de lucros para empresa Simples Nacional

RENATA ECCARD DE CAMPOS

Renata Eccard de Campos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 11:07

Bom dia,

Estou iniciando na área e estou com muitas dúvidas em relação a distribuição de lucros, tenho uma empresa do Simples Nacional (Prestação de serviço) e preciso fazer a distribuição de lucros. Como faço isso? Já li várias opções e mesmo assim não sanou minhas dúvidas.
Posso fazer essa distribuição mensal? Caso sim, alguém poderia me orientar a forma para não incidir em IR para o cliente? Caso não, como faço anual?

Alguém teria um passo a passo de como calcular?

Desde já grata!

Danilo de Souza Silva

Danilo de Souza Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 20 dezembro 2018 | 09:43

Renata, Bom dia.

Alguns pontos são relevantes.

- A empresa deve levantar os balancetes/balanços corretamente, para verificar se possui lucro suficiente para distribuir lucros. Se a empresa estiver tendo prejuízos não pode distribuir lucros;

- Recomenda-se estabelecer um pro-labore mensal e fazer recolhimentos do INSS;

- Verificar se os tributos estão sendo quitados adequadamente;

- Se todos os itens anteriores estão adequados, pode-se ter retiradas mensais como "Antecipação de distribuição de Lucros". Durante o exercício, Contabiliza-se como adiantamentos (ativo circulante) e no final do ano, baixa-se contra Lucros Acumulados.


Durante exercício,

D - Adto.Distr.Lucros - Ativo Circulante

C - Bancos - Ativo Circulante


Final do exercício

D - Lucros Acumulados - PL
C - Lucros a pagar - Passivo Circulante

D - Lucros a pagar - Passivo Circulante
C - Adto.Distr.Lucros - Ativo Circulante


Por fim, recomenda- se fazer após o encerramento do exercício, uma ata de distribuição de lucros.


Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.