x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.293

Rotinas contábeis

CAMILA ARAÚJO

Camila Araújo

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 15:53

Boa tarde!!!
Sou estudante do curso de contabilidade, iniciarei o terceiro período e estou ajudando o meu marido no escritório de contabilidade...
Gostaria de entender o passo a passo das rotinas contábeis; já fiz os lançamentos de pagamentos, mas tem a questão das provisões que eu entendia que algumas vinham do fiscal...
Cada vez que acho que entendi, vejo que desaprendi...será que alguém pode me ajudar?

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 22:37

Olá Camila,

espero que tenha entendido sua pergunta, acho que foi sobre a contabilização das rotinas contabeis e nao as rotinas do escritorio de contabilidade

não sei qual sistema voces usam no escritorio..... mas daria para fazer o seguinte:

Folha:

1 - Fazer os lancamentos das provisões de ferias e 13º salario
2 - fazer os lançamentos contabeis da Folha de pagto
3 - Fazer os pagtos da folha do mes anterior ou do proprio mes cfe o caso( Salarios e pro Labore)
4 - Fazer os pagtos dos encargos da Folha ( inss, fgts, Irrf etc...)
5 - Conciliar as contas Trabalhistas citadas acima se ficaram com o saldo corretos para pagar no mes seguinte
OBS: alguns sistemas ERP vc configura ele já faz automaticamente os lançamentos acima, ai vc so faz a baixa dos pagto

Fiscal:

1 - Lançar as compras dos fornecedores ( a vista ou a prazo cfe o caso)
2 - Lancar os impostos calculados
3 - pagar os impostos
4 - Baixas as parcelas dos fornecedores
5 - Baixar as parcelas dos clientes recebidos
6 - Conciliar as obrigações tributarias
OBS: alguns sistemas ERP vc configura ele já faz automaticamente os lançamentos acima, ai vc so faz a baixa dos pagto


Patrimonio

1 - Verificar se houve compras de imobilizado
2 - Calcular as depreciações