x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.293

Rotinas contábeis

CAMILA ARAÚJO

Camila Araújo

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 15:53

Boa tarde!!!
Sou estudante do curso de contabilidade, iniciarei o terceiro período e estou ajudando o meu marido no escritório de contabilidade...
Gostaria de entender o passo a passo das rotinas contábeis; já fiz os lançamentos de pagamentos, mas tem a questão das provisões que eu entendia que algumas vinham do fiscal...
Cada vez que acho que entendi, vejo que desaprendi...será que alguém pode me ajudar?

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2019 | 22:37

Olá Camila,

espero que tenha entendido sua pergunta, acho que foi sobre a contabilização das rotinas contabeis e nao as rotinas do escritorio de contabilidade

não sei qual sistema voces usam no escritorio..... mas daria para fazer o seguinte:

Folha:

1 - Fazer os lancamentos das provisões de ferias e 13º salario
2 - fazer os lançamentos contabeis da Folha de pagto
3 - Fazer os pagtos da folha do mes anterior ou do proprio mes cfe o caso( Salarios e pro Labore)
4 - Fazer os pagtos dos encargos da Folha ( inss, fgts, Irrf etc...)
5 - Conciliar as contas Trabalhistas citadas acima se ficaram com o saldo corretos para pagar no mes seguinte
OBS: alguns sistemas ERP vc configura ele já faz automaticamente os lançamentos acima, ai vc so faz a baixa dos pagto

Fiscal:

1 - Lançar as compras dos fornecedores ( a vista ou a prazo cfe o caso)
2 - Lancar os impostos calculados
3 - pagar os impostos
4 - Baixas as parcelas dos fornecedores
5 - Baixar as parcelas dos clientes recebidos
6 - Conciliar as obrigações tributarias
OBS: alguns sistemas ERP vc configura ele já faz automaticamente os lançamentos acima, ai vc so faz a baixa dos pagto


Patrimonio

1 - Verificar se houve compras de imobilizado
2 - Calcular as depreciações
3 - Fazer os lançamentos contábeis apurados

Contabilidade

1 - Lançar os extratos bancarios
2 - Lançar as despesas enviadas ao escritorio ( agua, Telefone, alugueis)
3 - apurar o Custo das mercadorias vendidas
4 - Conciliar os Fornecedores
5 - Conciliar os Clientes
6 - verificar se houve algum parcelamento

acho que basicamente seria isto...lembrando que a maioria dos sistemas contábeis já vem com configurações para que vc importe os lançamentos da folha e do fiscal para a Contabilidade

espero ter ajudado

Gilmar Jesus Mendes
Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2019 | 15:47

Camila,

Reforçando o ótimo resumo do nosso colega Gilmar.

Também recomendo verificar no seu sistema contábil formas de configurar alguns lançamentos pra que fiquem automaticos com o tempo.
Dá pra implementar também com softwares financeiros nos clientes como Nibo ou Conta Azul, dá uma pesquisada. Eu particularmente utilizo o NIBO nos meus clientes ai fechou o mês importo tudo para o meu sistema contábil já com os lançamentos contábeis.

Isso vai agilizar alguns processos, aí vai sobrar mais tempo ainda pra analise e estudos que precisa.

Boa sorte e sucesso

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.