Olá Camila,
espero que tenha entendido sua pergunta, acho que foi sobre a contabilização das rotinas contabeis e nao as rotinas do escritorio de contabilidade
não sei qual sistema voces usam no escritorio..... mas daria para fazer o seguinte:
Folha:
1 - Fazer os lancamentos das provisões de ferias e 13º salario
2 - fazer os lançamentos contabeis da Folha de pagto
3 - Fazer os pagtos da folha do mes anterior ou do proprio mes cfe o caso( Salarios e pro Labore)
4 - Fazer os pagtos dos encargos da Folha ( inss, fgts, Irrf etc...)
5 - Conciliar as contas Trabalhistas citadas acima se ficaram com o saldo corretos para pagar no mes seguinte
OBS: alguns sistemas ERP vc configura ele já faz automaticamente os lançamentos acima, ai vc so faz a baixa dos pagto
Fiscal:
1 - Lançar as compras dos fornecedores ( a vista ou a prazo cfe o caso)
2 - Lancar os impostos calculados
3 - pagar os impostos
4 - Baixas as parcelas dos fornecedores
5 - Baixar as parcelas dos clientes recebidos
6 - Conciliar as obrigações tributarias
OBS: alguns sistemas ERP vc configura ele já faz automaticamente os lançamentos acima, ai vc so faz a baixa dos pagto
Patrimonio
1 - Verificar se houve compras de imobilizado
2 - Calcular as depreciações
3 - Fazer os lançamentos contábeis apurados
Contabilidade
1 - Lançar os extratos bancarios
2 - Lançar as despesas enviadas ao escritorio ( agua, Telefone, alugueis)
3 - apurar o Custo das mercadorias vendidas
4 - Conciliar os Fornecedores
5 - Conciliar os Clientes
6 - verificar se houve algum parcelamento
acho que basicamente seria isto...lembrando que a maioria dos sistemas contábeis já vem com configurações para que vc importe os lançamentos da folha e do fiscal para a Contabilidade
espero ter ajudado