x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 456

Darf IRRF sobre FII (usuário novo)

João Pereira wayurejoga@2mailnext.com

João Pereira [email protected]

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 23:47

Olá prezados amigos do fórum.
Essa é a minha primeira pergunta, então desculpem se eu errei em algo.
Estou pensando em comprar um FII mas tenho medo de não saber preencher a Darf ou se ela é de algum tipo específico
Procurei sobre a Darf no fórum mas sempre achava as opções apenas para empregadores, por isso decidi abrir uma pergunta específica:
Comprando cotas de FII (Fundos de Investimento Imobiliário) e recebendo dividendos, não pago IR. Caso eu compre as cotas, elas valorizem e eu venda, tenho que pagar o IRRF de 20% sobre o lucro líquido. No entando caso o valor calculado do IR seja inferior a R$ 10,00 não é necessário pagar a Darf, que será somada a da próxima movimentação e paga após ultrapassar ou igualar o valor de R$ 10,00. Exemplo: Em Junho o valor declarado do IR foi de R$ 8,00 que foi declarado mas não recolhido por ser inferior a R$ 10,00. Sem movimentações até o momento. Já em Setembro o valor foi de R$ 3,00. Declaro os R$ 3,00 (apenas Setembro pq em Julho já declarei os R$ 8,00)e pago os R$ 11,00 (8+3) e ficando livre.

1-Como faço para declarar o lucro de R$ 8,00 mesmo não pagando a Darf
2-Como faço a declaração dos R$ 3,00 e pago a Darf dos R$ 11,00?
3-Levando prejuízo em Junho e lucro em Setembro, soube que posso subtrair o prejuízo para abater no imposto. Como faço isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.