Freder
Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a) Tecnologia da Informação Boa tarde pessoal.
Tenho um CNPJ MEI e pra minha surpresa ao acessar a página do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual só o mês de janeiro está disponível para impressão. O restante do ano consta como não optante.
Durante minhas pesquisas descobri que uma das atividades que constavam em meu CNPJ não mais fazem parte do MEI, sendo assim, como não exercia tal função resolvi tirar essa atividade, mas de nada adiantou.
Entrei em contato com o SEBRAI e me disseram que eu poderia voltar a ser MEI fazendo o que diz abaixo, porém não tenho contador:
Os empresários devem primeiro solicitar que o contador mude a forma jurídica da empresa para EMPRESÁRIO INDIVIDUAL (se ainda não estiver enquadrada nesta modalidade) e depois solicitar o enquadramento como MEI.
Também é preciso que, no momento da MIGRAÇÃO (janeiro), a empresa JÁ SEJA OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL. Isso quer dizer que se a empresa for optante pelo LUCRO REAL ou PRESUMIDO, ainda que obedeça aos demais critérios para ENQUADRAMENTO como MEI, precisará primeiro OPTAR pelo Simples Nacional.
OBSER VAÇÕES:
1) Para efetuar a migração é NECESSÁRIO que a empresa esteja com todos os tributos em dia.
2) A empresa permanece com o MESMO CNPJ e o prazo médio para efetuar o enquadramento é de ATÉ 48 horas..
Alguém poderia me auxiliar?
Agradeceria muito.