x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 473

Lucros Acumulados e Reserva Legal

Marilane Aparecida Morais Risso

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2019 | 12:53

Boa tarde, entrei faz pouco tempo em um escritório, no fechamento do balanço de 2018, o valor da Reserva Legal está :
R$ 2.305.678,35

Valor do Capital social R$ 4.600,00 de acordo com a legislação o correto é no máximo 20% do capital pra reserva, eu posso absolver o valor ultrapassado da conta de reserva para lucros acumulados novamente, qual opções eu tenho nessa situação ?

Matheus M. Câmara

Matheus M. Câmara

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2019 | 13:21

Boa tarde Marilane!

Nossa, que reserva alta se comparada ao Capital Social, rs. É bom verificar junto aos sócios da empresa primeiramente se houve distribuição de lucros em exercícios anteriores e/ou verificar a possibilidade de aumentar Capital Social.

Contador - CRC RJ-127821/O
Atuando no município de Volta Redonda e Região Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2019 | 14:13

Entendi, no caso houve distribuição de Lucros em anos anteriores, o saldo da conta de lucros acumulados esta por volta de quase R$ 400.000,00, irei fazer distribuição de lucros para o exercício de 2018, a dúvida é eu posso fazer transferência de uma parte desse valor da reserva para os lucros acumulados ? E sim irei verificar uma possibilidade de um aumento de capital urgente. Agradeço sua atenção. !!

Matheus M. Câmara

Matheus M. Câmara

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2019 | 15:04

Faça o lançamento para a Reserva de Lucros e desafogue essa Reserva Legal.
Veja a necessidade e desde quando isto está acontecendo.

Contador - CRC RJ-127821/O
Atuando no município de Volta Redonda e Região Sul do Estado do Rio de Janeiro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.