Bom dia Prezados, tudo bem?
Não sei se são empresários, contadores ou trabalham na área contábil, mas antes de qualquer interpretação das leis é necessário verificar a data efetiva da exclusão do SIMPLES e tudo que pode impactar nessa exclusão.
Se a empresa foi excluída do SIMPLES com data retroativa a partir de 01/01/2014:
Sem movimento:
Deverá entregar todas as obrigações acessórias para empresas do Lucro Presumido, que serão passíveis de multas por cada mês/ano sem entrega ou com entrega em atraso.
Com movimento
Deverá entregar todas as obrigações acessórias para empresas do Lucro Presumido, que serão passíveis de multas por cada mês/ano sem entrega ou com entrega em atraso (DCTF, EFD, GFIP, ECF, ECD) .
Deverão recalcular todos os impostos que foram pagos anteriormente pelo SIMPLES NACIONAL, como sendo do Lucro Presumido.
Deverá retificar todas as notas emitidas pelo SIMPLES, que serão tributadas pelo Lucro Presumido, e assim o ISS será cobrado em separado pela Prefeitura do domicílio fiscal da empresa, com multa e juros.
Dependendo da Prefeitura, também será necessário retificar as escriturações fiscais de notas.
Caso já tenha pago o ISS pelo SIMPLES, será necessário fazer o pedido de restituição do mesmo à Receita Federal.
Dependendo do valor do faturamento mensal da empresa, só de multas e encargos, o valor do prejuízo pode ser enorme, e ainda por não terem entregue tudo no prazo correto, e na tributação correta, a empresa continuará sendo fiscalizada, e assim se algumas destas declarações tiverem omissões de informações fiscais, pode ser autuada e multa, e ter que retificar tudo novamente.
O fisco não fiscaliza no instante, espera sempre 4 anos pra te cobrar tudo de forma retroativa, e é pra isso que serve um Bom Profissional de Contabilidade, que escolherá a melhor forma tributária para a atividade da empresa, fará um planejamento tributário anual, e entregará todas as obrigações acessórias, pra não deixar acontecer esses tipos de situações, que muitas vezes levarão a empresa a falência.
Infelizmente todo esse trabalho de consultoria técnica na área contábil tem um custo, e uma contabilidade online que cobre um valor irrisório 50,00 por mês, ou o empresário que tenta fazer tudo por conta, não saberão fazer tudo que é necessário para manter a empresa em dia diante de tudo que ela é obrigada a partir de seu nascimento.
Juliano Calixto
Calixto Tax & Business Consulting
Especialista em Abertura, Encerramento e Regularização de Empresas e de Pessoa Física, Consultoria tributária, parcelamentos tributários convencionais e especiais, diligências até órgãos para regularização de pendências e fiscalizações.
(11) 97105-3137
E-mail:
[email protected]*Contato meramente profissional, e-mails ou mensagens com "duvidas" ou pedidos de "ajuda" serão ignorados, para duvidas utilize o fórum, irei respondendo na medida que meu tempo livre permitir.